O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, abriu na tarde desta segunda-feira (19) a solenidade de assinatura do Termo Aditivo do Projeto Recomeçar, realizada no Salão Nobre da Presidência do TJGO. A cerimônia oficializou a adesão da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS), Secretaria de Saúde do Município de Goiânia (SMS) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) como parceiros do programa, que tem a finalidade de viabilizar cirurgias plásticas reparadoras em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.

O projeto é uma parceria do TJGO com a Fundação Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O presidente do IDEAH, Luciano Chaves, participou da solenidade de forma virtual. A solenidade contou com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; na ocasião representando a presidente da Asmego, juíza Patrícia Carrijo; a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, e a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, magistrada Marianna de Queiroz Gomes. Também compareceram o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vêncio; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Welligton Matos de Lima; a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado; o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso.

Nova etapa do projeto

A primeira etapa do programa já contemplou doze vítimas, provenientes de diferentes comarcas do Estado, selecionadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher do TJGO. As vítimas são avaliadas por médicos e profissionais das áreas de cirurgia plástica da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Hospital das Clínicas de Goiânia, do Hospital Geral de Goiás e da Santa Casa nos consultórios do Centro de Saúde do TJGO, para então serem submetidas ao adequado tratamento e procedimento cirúrgico. A expectativa para a nova edição do projeto, com a adesão dos novos cooperados, é que sejam atendidas 17 vítimas para encaminhamento da avaliação médica e indicação do tratamento mais adequado, estando as avaliações iniciais agendadas para este mês de junho.

“A adesão dos relevantes órgãos governamentais ao Recomeçar amplia e solidifica o programa, que oferece a oportunidade de realização de cirurgias reparadoras de sequelas em mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Segundo Carlos França (foto acima), a participação das Secretarias de Saúde estadual e municipal são fundamentais para o êxito do projeto, bem como a adesão da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás e da OVG.

Carlos França agradeceu ao idealizador do projeto, o presidente do IDEAH da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves, pela oportunidade de participar de uma iniciativa de tão grande alcance social. “O objetivo do projeto é amenizar o sofrimento das vítimas de violência doméstica, e é com grande satisfação que recebemos o reforço estabelecido pela adesão de importantes órgãos públicos”, comemorou o chefe do Judiciário Estadual.

Durante a solenidade, assinaram o Termo Aditivo, além do chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vêncio; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Welligton Matos de Lima; a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado; o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, e o presidente do IDEAH da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Luciano Chaves.

O presidente do IDEAH da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o médico cirurgião Luciano Chaves destacou que “o projeto-piloto desenvolvido em parceria com o TJGO é reconhecido nacionalmente e tem servido de exemplo para todos os tribunais do Brasil”. Ele avaliou que, após a adesão do TJGO, a quem parabenizou pelo pionerismo, outros tribunais de justiça têm aderido ao projeto, entre eles as Cortes de Justiça do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vêncio, a adesão ao Projeto Recomeçar tem a aprovação do governador do Estado, Ronaldo Caiado. “O empenho coletivo do TJGO, das secretarias de Saúde do Estado e do Município, da OVG e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, amplifica o movimento que assiste as mulheres e crianças que sofrem com a violência doméstica”. Ele explicou que mutirões de atendimento às vítimas serão inseridos na rotina do HGG. “O programa, além de ajudar as vítimas, tem alcance também na formação dos residentes, que terão a oportunidade de conhecer o outro lado da especialidade da cirurgia plástica, frequentemente associada a procedimentos meramente estéticos”, observou o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Welligton Matos de Lima, reafirmou o compromisso com o projeto e parabenizou a gestão do TJGO pela iniciativa. “Essa importante pauta ganha adesão de atores da área da saúde e do desenvolvimento social, promovendo dignidade física às vítimas e uma transformação comportamental na sociedade”, avaliou.

Segundo a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, que na ocasião representava a presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, a direção da Organização está sensível à causa, que assiste mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Ela ressaltou que a OVG vai atuar diante das necessidades de alimentação e hospedagem das vítimas, além de implementar programas para a introdução das mulheres ao mercado de trabalho.

O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, destacou a satisfação em aderir ao projeto e parabenizou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, “por capitanear um empreendimento tão relevante socialmente”. Segundo ele, “a iniciativa se apresenta como uma prática de reintegração social e psicoemocional, proporcionando o retorno digno das vítimas ao convívio social”.

Também participaram da cerimônia o diretor do Centro de Saúde do TJGO, Paulo Henrique Sardeiro; o subsecretário da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Luciano Moura; a subsecretária institucional da SES, Cássia Bessa; a superintendente de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Lélia Sena; a subsecretária de Execução da Política Social, Carolina Araújo; a assessora da OVG Kátia Assunção, e pela Coordenadoria Estadual da Mulher do TJGO, estiveram presentes Lucelma Messias e Carlos Gonçalves. (Texto: Carolina Dayrell - Fotos Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: