Localizada a mais de 600 quilômetros de Goiânia, a cidade de Divinópolis de Goiás recebe, nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30), a 3ª edição do Programa Justiça Itinerante, idealizado pelo chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França, que tem como objetivo ampliar o acesso à justiça em comunidades distantes dos centros urbanos. Situado na Região Nordeste do Estado, o município de Divinópolis de Goiás, é distrito judiciário de São Domingos de Goiás, tem população estimada em 4,7 mil habitantes e uma importante comunidade quilombola, conhecida como Vazante, formada por cerca de 800 famílias.

Representando o presidente do TJGO na abertura do evento, a juíza Érika Barbosa Gomes Cavalcante (foto abaixo), da Vara Criminal e Execução Penal da comarca de Goiás e responsável pela programação do Justiça Itinerante, enalteceu as parcerias firmadas pelo TJGO para a prestação de serviços para a comunidade de Divinópolis. “São tantas pessoas que fazem a diferença num evento como esse e são elas que possibilitam todas as boas ações que serão realizadas hoje”, afirmou a magistrada, se referindo aos parceiros que, nestes dois dias oferecerão diversos serviços à população, na Praça São João, Setor Central (em frente à prefeitura), e que agradeceu a todos os envolvidos na força-tarefa, em nome do presidente Carlos França.

O juiz da comarca de São Domingos, Felipe Sales Souza, também reforçou o diálogo institucional que possibilita a realização do Justiça Itinerante. “Esse é um projeto de cidadania. Nós somos servidores públicos e hoje nós estamos aqui para servi-los; para garantir direitos básicos, cidadania e direitos sociais”, ressaltou.

Também falaram na abertura, o promotor de São Domingos, Douglas Silva Dias; a promotora Úrsula Catarina Fernandes Pinto, que tem longa atuação na região; o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT-GO), Tiago Ranieri de Oliveira, e o juiz César Silveira, titular da 8ª Vara do Trabalho de Goiânia, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18), Geraldo Rodrigues do Nascimento.

Essa é a primeira edição do Justiça Itinerante que conta com a Justiça do Trabalho. “Esse trabalho é muito elogiado em todo o Judiciário e registro aqui o agradecimento ao presidente do TJGO por ter nos convidado. Espero que a Justiça do Trabalho possa participar de todas as edições nem que seja para realizar um ato apenas. Porque se conseguimos realizar um ato para garantir a cidadania daquele que é o mais importante nesse evento – o cidadão – vai ter valido a pena”, afirmou o juiz César Silveira.

Também se manifestaram na abertura a defensora pública Ana Paula Ramos Vico, representando o defensor público geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o prefeito de São Domingos, Cleiton Gonçalves Martins; Josemiro Prado, líder da comunidade quilombola Vazante; Maxuel Novaes, da Caixa Econômica Federal; o vice-prefeito de Divinópolis de Goiás, Elton Neres Cirineu; a primeira-dama da cidade, Cláudia Tolentino, e o prefeito da cidade, Charles Tolentino, que agradeceu a todos pela prestação de serviços à comunidade. “Hoje, Divinópolis é a casa da Justiça”, afirmou.

Em nome do governador Ronaldo Caiado, Rosi Guimarães, superintendente de Igualdade Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, entregou cartões do programa Mães de Goiás a Rosilda Gonçalves de Souza Santos e a Leide Kelly Rodrigues de Oliveira. “O governador sempre diz que o Estado de Goiás dá certo por causa das parcerias com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com um só objetivo: levar serviços a quem precisa”, afirmou.

Aposentadoria

A aposentadoria rural foi o que motivou a lavradora Vanúsia Martins Ferreira (foto acima), de 55 anos a procurar o Justiça Itinerante. Ela saiu cedo da Fazenda Nova Vida, onde vive com o marido, Vanderlan, mas já não consegue mais trabalhar, nem pode contar com a ajuda do marido, que tem deficiência e uma clavícula fora do lugar. “Esse dinheiro me ajudaria demais, pois vivemos na roça, sem ganho nenhum e as coisas são difíceis demais”, contou. Diabética, com sequelas de uma hepatite e com a audição prejudicada, Odete Rocha Silva, de 52 anos, aguardava para uma consulta no INSS. “Quero me aposentar ou tentar um auxílio-saúde, pois não consigo mais trabalhar. Meu marido é uma pessoa com deficiência e tem um olho furado. Somos sofredores”, contou ela, que saiu às 5 da manhã de moto da Fazenda Santa Luzia para tentar os benefícios. “Cheguei cedo. Sou a terceira da fila”, relatou.

Presenças
Também participaram da abertura do Justiça Itinerante o juiz de Niquelândia, Leonardo de Souza Santos; Pablo da Silva Martins, promotor da comarca de Campos Belos; o vereador conhecido como Vando de Didi; Lucas Mateus Pereira de Jesus, do Cartório Extrajudicial Ofício Único; Vandelei Alves de Oliveira, chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral; Clécio Júnior, representando a Justiça Federal; Jordana Borges Alvarenga, representando a Organização das Voluntárias de Goiás; Ana Flávia, gerente de garantia de Direitos da SEDS, e Caroline Alves, gerente do Mais Empregos da Secretaria de Retomada.

Organização 
Sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência Marina Bouchdid, o Justiça Itinerante tem a organização da Diretoria de Planejamento e Inovação, comandada por Mislene Medrado. (Texto: Aline Leonardo - Fotos: Cecília Araújo - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: