O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás sediou, na tarde desta quarta-feira (27), no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, a 11ª Edição do Fórum de TIC na Justiça. O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, foi o anfitrião da convenção sobre tecnologia da informação e comunicação, representando, na oportunidade, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

O fórum, realizado em parceria com a Network Eventos e com o J.Ex, segue até esta quinta-feira (28). O objetivo é promover a troca de conhecimentos entre especialistas, ao compartilhar conhecimentos técnicos, cases de sucesso, inovações, soluções tecnológicas, boas práticas e governança de TIC, além de caminhos futuros da evolução tecnológica e a melhoria da experiência dos usuários entre os tribunais de justiça brasileiros.

A mesa de autoridades foi composta pelo juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino; o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, representando o governador Ronaldo Caiado; o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e representante do Comitê Técnico Gestor do Modelo Nacional de Interoperabilidade, João Thiago de França Guerra; e o subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Allan Montoni.

Durante a abertura do evento, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, que é responsável pela pasta de TI no Judiciário goiano, ressaltou a satisfação de sediar o fórum. Ele destacou o apoio do presidente Carlos França nas questões relacionadas à tecnologia. “A atual administração do TJGO abarca e fomenta o relevante papel da inovação e automação para a celeridade na entrega da prestação jurisdicional”, frisou o magistrado.

Aldo Sabino reforçou que o TJGO aderiu à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e ao Programa Justiça 4.0, ambos desenvolvidos pelo CNJ, “visando a construção colaborativa de ferramentas pelos tribunais brasileiros, e aproximando o sistema judiciário da sociedade, ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial”, pontuou.

O procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, parabenizou o TJGO por sediar um importante evento de tecnologia da informação e comunicação. “Precisamos discutir a temática da inovação tecnológica para o aprimoramento das atividades judiciárias e da administração pública”, afirmou Arruda.

Integração

“A cada dia o Poder Judiciário se torna mais dependente das soluções de tecnologia para proceder a entrega dos serviços jurisdicionais”, ressaltou, durante a convenção, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, João Thiago de França Guerra. Ele ainda pontuou que a integração de processos tecnológicos ao ambiente jurídico impulsionou a produtividade das instituições que compõem o Poder Judiciário brasileiro.

Para o subdefensor público-geral do Estado de Goiás, Allan Montoni, o avanço e o aprimoramento do Judiciário goiano tem sido destacado no cenário da Justiça brasileira. “O avanço dos conhecimentos tecnológicos é imprescindível para a melhoria da prestação dos serviços públicos, avaliou Allan Montoni.

Chat GPT

Em seguida, o juiz federal que atua no Estado do Ceará, George Marmelstein, que também é doutor em direito pela Universidade de Coimbra (Portugal) e professor de Direito Constitucional, proferiu palestra com o tema “Chat GPT: Oportunidades e desafios”.

Berna

Na sequência da programação, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra, e o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, apresentaram o painel: “Case Berna: Solução de IA do TJGO”.

Presenças

Estiveram presentes na 11ª Edição do Fórum de TIC na Justiça, a juíza substituta em segundo grau Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, as juízas e o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Cardoso Buchdid, Lídia de Assis e Souza e Reinaldo Dutra, respectivamente;  o juiz Hamilton Gomes Carneiro;  a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dayhenne Mara Martins Lima; o diretor de Tecnologia da Informação do TJGO, Anderson Yagi Costa, bem como as assessoras do TJGO, Maria de Fátima da Silva, Ana Paula Saad Canedo e Susana Araújo.

Também prestigiaram o evento, a corregedora-geral da Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini, e o superintendente de Informática do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador André Leite Praça, dentre outros representantes dos tribunais de Justiça do Brasil.

Conheça a programação do fórum.

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

(Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: