A comarca de Senador Canedo recebeu, nesta quarta-feira (11), a instalação de mais duas varas judiciais: a Vara de Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambiental e a Vara de Família, Sucessões, Infância e Juventude. Agora, a comarca conta com o total de sete varas judiciais. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu a solenidade, realizada no Fórum local.

Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário goiano empossou o novo diretor do Foro da comarca de Senador Canedo, o juiz Diego Custódio Borges. O magistrado assume a função antes ocupada pela juíza Patrícia Bretas, que foi empossada na última terça-feira (10) como diretora do Foro da comarca de Goiânia.

Compuseram a mesa diretiva também o senador Vanderlan Cardoso, o Prefeito municipal Fernando Pellozo, o juiz Reinaldo de Oliveira Dutra, auxiliar da Presidência do TJGO; os juízes Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás; a promotora de Justiça Karina Gomes e Silva, coordenadora das promotorias de justiça da comarca, e  o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Senador Canedo, José Gabriel Machado Nascimento.


“A justiça é um serviço”

“As novas varas atendem à necessidade da população de Senador Canedo. O atendimento jurisdicional é a principal meta da atual gestão do TJGO e,  para isso,  temos atuado incansavelmente no aprimoramento da Justiça goiana, seja na capital ou no interior”, afirmou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.

O chefe do Poder Judiciário também destacou o empenho e dedicação dos magistrados e servidores da comarca e agradeceu o trabalho da juíza Patrícia Bretas à frente da diretoria do Foro. França ainda desejou sucesso ao novo diretor da comarca, o juiz Diego Custódio Borges. "Contem sempre conosco, com o Poder Judiciário de Goiás, para promover o desenvolvimento e a prestação de um bom serviço à sociedade.  Carlos França,  em seu discurso no auditório do fórum, reconheceu e agradeceu o empenho e a participação decisiva do senador Vanderlan para que o conselho de supervisão do RRF do Estado de Goiás, sediado em Brasília, pudesse oferecer manifestação positiva para as despesas com a criação das novas unidades judiciais do Tribunal de Justiça, incluindo essas duas que foram hoje instaladas na comarca de Senador Canedo.




O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, assinou também  o Termo de Remoção, pelo critério de merecimento, do juiz Thiago Inácio de Oliveira, que deixa a comarca de Cristalina e assume a 2ª Vara Cível da comarca de Senador Canedo.


Novo diretor do Foro

O juiz Diego Custódio Borges, atuando na comarca de Senador Canedo há um ano e oito meses, destacou que o momento é histórico para  a comarca e expressou sua honra em assumir a nova função. “É um grande desafio, mas estou animado por assumir essa função que muito me honra. É uma comarca que está crescendo, uma cidade em expansão, portanto, demanda esse aumento da estrutura. O presidente Carlos França nos prestigiou com as novas varas nesse projeto de ampliação e eu vou contar com a colaboração dos nossos servidores, colegas magistrados e demais órgãos públicos para executar um bom trabalho”, destacou o magistrado.


Balanço

Ao se despedir da comarca, a juíza Patrícia Bretas fez um balanço de sua gestão à frente da Diretoria do Foro local e agradeceu a dedicação de sua equipe. “Hoje, depois de dois anos e quatro meses, é hora de voltar para casa. Mas vou com aquele misto de tristeza e saudade, mas também com a certeza de que, nesse curto período, fizemos muito para melhorar a prestação jurisdicional e também as condições de trabalho dos servidores, servidores cedidos, terceirizados e estagiários, que aqui passam grande parte do dia. Agradeço imensamente a colaboração dos meus colegas magistrados da comarca”, sintetizou a juíza.



Ampliar o trabalho da justiça

Também presente no evento, o senador da República, Vanderlan Cardoso, destacou as três novas varas judiciais que foram instaladas em Senador Canedo durante a gestão do presidente Carlos França. “Quero ressaltar o papel fundamental do desembargador Carlos França como administrador do Poder Judiciário estadual. Ele tem trabalhado incansavelmente para ampliar o trabalho da justiça, tornando-a mais acessível e ágil em todo o Estado de Goiás. Prova disso é que, em sua gestão, Senador Canedo recebeu três novas varas judiciais, entre muitos outros avanços.” O senador Vanderlan reconheceu o excelente trabalho realizado pela juíza Patrícia Bretas e os demais magistrados que atuaram e que atuam na comarca de Senador Canedo.

O prefeito Fernando Pellozo também elogiou a atual gestão do Poder Judiciário. “Parabéns a todos os operadores do Direito pelo brilhante trabalho que desempenham na nossa cidade. Um trabalho que vem ganhando celeridade e que possui uma qualidade imbatível. Por isso, expresso o meu agradecimento. A cidade de Senador Canedo tem muito a comemorar. Recebam a nossa gratidão em nome de toda a população.”

Carlos França ao lado do senador Vanderlan Cardoso (direita) e do prefeito Fernando Pellozo (esquerda)

Prestigiaram ainda a solenidade, os juízes Thúlio Marco Miranda, Carlos Eduardo Martins da Cunha, Thiago Inácio de Oliveira e Vinicius de Castro Borges, este último titular da comarca de Porangatu e participava da justiça ativa na comarca, a promotora de justiça Marta Moriya Loyola,  a procuradora geral do município, Marcyely Ferreira de Paula, servidoras e servidores da comarca de Senador Canedo e diversas outras autoridades do município.




Justiça Ativa em Senador Canedo

O presidente Carlos França informou, durante a solenidade, que a última edição do Programa Justiça Ativa, encerrada nesta quarta-feira (11) em Senador Canedo, contabilizou 346 audiências realizadas pela força-tarefa composta por 14 magistradas e magistrados.

O Programa Justiça Ativa visa a realização de audiências concentradas de conciliação e mediação, assim como audiências simultâneas de instrução e julgamento, com foco nos processos que podem ser sentenciados imediatamente.

A iniciativa dá prioridade a todos os processos prontos para julgamento definitivo, bem como à expedição de todos os atos e documentos cartorários necessários para dar continuidade ao processo até o seu arquivamento após a decisão final.

A força-tarefa procura diminuir a taxa de congestionamento e proporcionar mais rapidez aos procedimentos das unidades judiciárias, garantindo a efetiva prestação jurisdicional à sociedade. Veja galeria  (Texto: Sarah Mohn/ fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: