O 5° Termo de Cooperação Técnica assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, para disponibilização da solução de inteligência artificial (IA) Berna ao Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) foi tema de reunião virtual realizada nesta quinta-feira (19), entre representantes dos dois Tribunais.

O encontro foi mediado pelo diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, com a participação do coordenador de Ciência de Dados, Wesley Alves Oliveira, e realizado por meio da plataforma Zoom.
 
O objetivo do encontro virtual foi a entrega do container Berna IA para utilização nas dependências tecnológicas do Tribunal de Justiça de Roraima. Ainda, na oportunidade, houve a explanação das funcionalidades e atualizações da Berna. A equipe do TJRR confirmou o interesse em importar a ferramenta e aplicá-la no Poder Judiciário roraimense.
 
O sistema Berna foi criado em 2019 pela Diretoria de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, com a colaboração da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do TJGO e da Divisão de Infraestrutura Tecnológica (DIT). A principal funcionalidade da Berna é a identificação e unificação automática de volumes significativos de demandas judiciais que compartilham o mesmo fato e tese jurídica na petição inicial.
 
Segundo o diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, o desempenho simplificado da inteligência artificial do TJGO pode ser resumido em três etapas principais: leitura das petições iniciais, seguida do desmembramento dos pedidos e teses jurídicas, atingindo como resultado a formação de grupos de demandas similares, com coeficiente de similaridade de 90%.
 
“A inteligência artificial Berna é um instrumento que vem sendo aprimorado e exportado pelo TJGO para colaborar com a rápida e eficiente entrega da prestação jurisdicional. É uma ferramenta importante, que permite a intersecção da inteligência artificial, na leitura e interpretação de textos, com a automação, por meio de movimentos no sistema de processo eletrônico, tornando mais ágil o trabalho do Poder Judiciário”, destacou Antônio Pires.

 Parceria

O secretário adjunto do TJRR, Gabriel Silveira Vieira, agradeceu as explicações dos servidores do TJGO e manifestou entusiasmo com a possível importação da inteligência artificial do Poder Judiciário goiano. “A vinda da Berna vai nos auxiliar a resolver questões rotineiras e urgentes. Esperamos que essa parceria possa ser concretizada com sucesso.”
 
Participaram também da reunião o coordenador de Ciência de Dados do TJGO, Wesley Oliveira; a servidora Clélia Lopes, além dos representantes do TJRR: Armando Nahmias, coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas (Nugepnac); e Henrique Acquati Negreiros, chefe do Setor de Sistemas Administrativos.
 
A inteligência artificial (IA) Berna já foi apresentada a representantes do Supremo Tribunal Federal (STF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dos Tribunais de Justiça do Pará, Ceará, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, bem como integrantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Outros termos de cooperação técnica já foram assinados com os Tribunais do Pará, Ceará, Sergipe e Maranhão. 
 
(Texto: Sarah Mohn – Imagens: Girlaydy Costa / Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: