O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou,  nesta quarta-feira (13), da cerimônia de abertura dos trabalhos de inspeção ordinária do funcionamento de setores administrativos e judiciais do TJGO, bem como de serventias extrajudiciais do Estado, que será realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, até a próxima sexta-feira (15). A ação, um procedimento de rotina realizado anualmente pelo CNJ, alcança todos os Tribunais de Justiça do país e cartórios extrajudiciais. O coordenador da inspeção do CNJ é o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Fábio Uchôa Montenegro, que deu início aos trabalhos no TJGO.

Para o chefe do Poder Judiciário estadual, a inspeção do CNJ é uma oportunidade que o Tribunal de Justiça de Goiás tem de mostrar seus avanços para o CNJ, assim como de receber recomendações e orientações para o aprimoramento dos trabalhos. “Estamos aqui visando sempre o aperfeiçoamento do Poder Judiciário goiano e buscando continuamente oferecer à sociedade um bom serviço do Judiciário. Já recebemos duplo diamante do CNJ e isso é fruto de muito trabalho”, afirmou Carlos França, ressaltando o empenho de todos os magistrados, servidores, MPGO, advocacia e Defensoria Pública. “Ninguém faz nada sozinho. Então, sintam-se em casa, o que precisarem, estamos à disposição. Contem com a gestão e com todos os colegas magistrados e servidores para qualquer informação que precisarem. O TJGO está de portas abertas para o CNJ”, acrescentou, ao desejar bom trabalho a todos os magistrados e servidores que compõem a equipe do CNJ.



Aprimoramento da Justiça

O coordenador das inspeções do CNJ, desembargador Fábio Uchôa Montenegro, frisou que a missão primordial do CNJ é o aprimoramento da Justiça e não a função correicional. Segundo ele, a visão do CNJ nessas inspeções é procurar integrar e interagir com os tribunais,  buscando excelência e cooperação na melhor prestação jurisdicional em cada Estado, com as suas dificuldades e acertos. “Procuramos buscar as boas práticas nos Estados e diluir para os outros Estados. E muitas vezes, para as questões mais difíceis, procuramos também ajudar na melhor solução”, pontuou. “Essa é a oportunidade de interação pessoal com o próprio CNJ”, finalizou, ao abrir os trabalhos.



O TJGO é o 16º tribunal estadual a receber a inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça em 2023. Já passaram pelo procedimento os tribunais de Justiça do Amapá (TJAP), Maranhão (TJMA), Rio Grande do Norte (TJRN), Pará (TJPA), Pernambuco (TJPE), Alagoas (TJAL), Sergipe (TJSE), Rio de Janeiro (TJRJ), Acre (TJAC), Rondônia (TJRO), Mato Grosso do Sul (TJMS), Amazonas (TJAM), Rio Grande do Sul (TJRS), São Paulo (TJSP) e Minas Gerais (TJMG).



Presenças

Também participaram da abertura o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim; e o ouvidor do Poder Judiciário goiano, desembargador Jeová Sardinha de Moraes; Pelo CNJ, a desembargadora federal do TRF3, Giselle de Amaro e França; os auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça: desembargador Márcio Antônio Boscaro, juiz Albino Coimbra Neto,  juiz Daniel Ribeiro de Avelar, juiz Emerson Luis Pereira Cajango e juíza Katy Braun do Prado.

Participaram também da solenidade, os desembargadores Itamar de Lima e Ronnie Paes Sandre; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino, Lídia de Assis e Sousa, Marina Cardoso Buchdid e Reinaldo de Oliveira Dutra; os juízes auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; e a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas.

Das instituições do Sistema de Justiça, estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás em exercício, Marcelo André de Azevedo; o corregedor-geral da Defensoria Pública de Goiás, Lúcio Flávio de Souza; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara.

Também pelo Poder Judiciário goiano, participaram da solenidade o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; o secretário-geral da Corregedoria, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel; o diretor do Departamento de Precatórios do TJGO, Uires Gomes Rodrigues; e o diretor do departamento de Controle Interno, Marcos Nunes Laureano.  

Compareceram, ainda, os servidores designados para atuarem na inspeção do CNJ: Amanda Côrtes Gomes, Ana Carla Caetano, Arthur Gomes Castro, Bruno Moretti Filho, Carolina de Melo Nogueira Vogel, Clóvis Nunes, Daniel Martins Ferreira, Eva Matos Pinho, Felisberto Eduardo Pinto da Silva, Hícaro Augusto Bertolleti, Isabela D'Armada Caetano de Araújo Calixto, Leonardo Peter da Silva, Renato Nery Lima Carvalho, Ricardo Gomes da Silva, Rodrigo Ferreira de Vasconcelos, Romildo Luiz Langamer e Wellington José Barbosa Carlos. Veja galeria (Texto: Arianne Lopes e Sarah Mohn/ Fotos: Acaray Martins e Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: