O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) divulgou o balanço das audiências de conciliação e mediação realizadas na capital e no interior durante o ano de 2023. No total, foram designadas 320.115 audiências nas varas, juizados e Cejuscs de todo Estado, das quais 192.347 foram realizadas, resultando em 111.759 acordos homologados.

Para o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, as ações buscando a conciliação ao longo do ano não apenas fortaleceram a efetividade do TJGO, como também aceleraram a resolução de conflitos de forma acessível. “O expressivo número de audiências realizadas, com elevado índice de acordos, demonstra o compromisso e a dedicação da magistratura e do corpo funcional do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em favor da sociedade. As campanhas e movimentos visando a conciliação contribuíram significativamente para a construção de uma cultura de resolução pacífica de conflitos em nossa comunidade e de forma rápida”, afirmou o chefe do Poder Judiciário goiano ao parabenizar todos envolvidos no trabalho levado a efeito para alcançar esse resultado tão positivo.

O coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos, destacou que os números refletem a busca pela eficiência na resolução de conflitos, mas, mais importante, evidencia o impacto positivo direto na sociedade. “Cada audiência bem-sucedida representa não apenas a solução de disputas legais, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais justa e harmoniosa. Que continuemos avançando juntos na construção de um sistema judiciário mais ágil, eficiente e centrado na resolução pacífica de conflitos”, pontuou o magistrado.

Semana Nacional de Conciliação

A 18ª Semana Nacional de Conciliação, realizada entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, também teve seu balanço divulgado. Foram agendadas 18.183 audiências, das quais 13.841 foram realizadas, com 10.198 acordos efetuados. Uma média de 73,68% de acordos homologados em todas as audiências.

Para Leonys Lopes, o sucesso da Semana Nacional de Conciliação representa o comprometimento de todos os servidores e magistrados envolvidos, além de colocar o TJGO como destaque nos métodos de resolução de conflitos. “Estamos sempre avançando e os números desse ano demonstram isso. Ano passado realizamos quase 11 mil de audiências, enquanto na semana de conciliação desse ano foram quase 14 mil. Agradeço a todos os envolvidos”, enfatizou o juiz.

Mais ações

Ao longo do ano, o Nupemec também estabeleceu outros diversos projetos para conciliação e mediação de conflitos. Confira o balanço dos números abaixo.

Central de Pautas de Audiências e Núcleos Virtuais de Conciliação da Capital e Interior 

c

Núcleo Virtual de Trânsito e Central de Conciliadores 


Mais Justiça e Eu Escolho Conciliar 

Central de Conciliação no Segundo Grau e Mediação Interdisciplinar Família em Foco

  •    

    Ouvir notícia: