O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, neste domingo (4), a segunda edição da Corrida da Justiça, em Goiânia. A iniciativa foi promovida por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Diretoria de Gestão de Pessoas, e reuniu mais de 1 mil pessoas com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a integração social entre magistradas, magistrados, servidoras, servidores, demais integrantes do corpo funcional do Poder Judiciário goiano e público em geral.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, comemorou o sucesso do evento. “Parabenizo todas e todos que atuaram na organização, assim como todas e todos que participaram desse importante evento de incentivo à prática do esporte, da saúde, da qualidade de vida, mas também da interação social entre os públicos interno e externo do Poder Judiciário. Estamos muito felizes com o sucesso da segunda edição da Corrida da Justiça”, declarou o presidente.

Já a diretora de Gestão de Pessoas, Wanessa Oliveira Alves, destacou o papel crucial da corrida na promoção da saúde e no fortalecimento do espírito de equipe entre os servidores e colaboradores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. “A Corrida da Justiça vai além da simples prática esportiva, atuando como um veículo para a melhoria contínua do bem-estar de nossa equipe. É gratificante ver a participação entusiasmada de magistrados, servidores e do público em geral”, ressaltou, agradecendo à sua equipe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida pela organização do evento.

A 2ª Corrida da Justiça foi disputada nas distâncias de 5 e 10 quilômetros. A largada foi realizada às 7 horas em estrutura montada em frente à entrada do Palácio da Justiça Desembargador Clenon de Barros Loyola, sede do TJGO, na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. O trajeto teve duração máxima de 180 minutos.

Todos os participantes que completaram a prova foram premiados com uma medalha (Finish) de participação. Além disso, houve premiação na categoria geral e nas faixas etárias, nos gêneros feminino e masculino. A premiação na categoria de Pessoa com Deficiência (PCD) foi realizada no percurso de 5 quilômetros.


Depoimentos

Atleta amador de corrida desde 2013, o desembargador Fernando Braga Viggiano destaca a importância da iniciativa para promoção do esporte no ambiente profissional. “A iniciativa do TJGO deve ser reconhecida, pois fortalece o cuidado com a saúde física e mental de cada um dos integrantes. Ao mesmo tempo, contribui significativamente para estreitar os laços pessoais, pois todos buscam superar novos desafios”, reforça.

O desembargador, que costuma correr provas de maratonas (42 km) e ultramaratonas (acima de 42 km), afirma que incentivou todos os integrantes da sua equipe a se inscreverem para a 2ª Corrida de Justiça. “Essa foi minha primeira participação e todo o gabinete também participou do evento. Diversão garantida!”

A prova deste domingo também foi prestigiada pelo desembargador Willian Costa Mello, que percorreu a distância de 10 quilômetros. “É com grande satisfação que participei da 2ª Corrida da Justiça. Parabenizo nosso Tribunal, na pessoa do presidente Carlos França, pela segunda edição deste evento. É certo que a atividade física contribui para o aprimoramento da saúde, do bem-estar físico e mental, tornando mais produtivas nossas atividades profissionais, sociais e familiares. Além disso, proporciona momentos de superação pessoal de valor inestimável”, salientou. Os desembargadores Fábio de Campos Faria e Anderson Máximo, e o conselheiro do CNJ, Marcelo Terto, também participaram da corrida.

Juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Marina Buchdid pontuou que o evento integra o calendário de atividades em celebração aos 150 anos do TJGO. “Fico muito feliz que esse evento faça parte do calendário em comemoração aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Goiás. Nós organizamos a Corrida da Justiça com muito carinho e espero que todos tenham gostado do nosso evento. Participar de mais uma edição da Corrida da Justiça é motivo de grande alegria para mim. É um momento de união entre magistrados e servidores em torno do esporte, que é algo muito importante para a saúde de todos nós”, ressaltou.

O servidor Lucas Camilo da Silva Vieira, recém-empossado como analista judiciário no TJGO (foto abaixo), relatou que se inscreveu na Corrida da Justiça, pois sempre gostou de praticar atividade física. “Eu vi na Corrida da Justiça uma oportunidade de testar meus limites, de testar as minhas marcas de tempo e de incentivar a prática do exercício físico, porque isso me fez voltar a correr diariamente para conseguir atingir a marca dos 5 quilômetros”, disse.

A mesma empolgação foi compartilhada pela servidora Elma Guimarães (foto acima), classificada na terceira colocação na categoria de 50 a 59 anos. A servidora, que participou pelo segundo ano consecutivo do evento, comemorou seu resultado pessoal na prova e parabenizou a iniciativa do TJGO. “Eu participei da primeira edição da corrida, em 2023, e neste ano decidi me inscrever novamente, pois correr faz parte da minha vida e eu não poderia estar de fora desse evento. Parabenizo a iniciativa do Poder Judiciário em promover a prática do esporte. Para nós, atletas amadores/profissionais, é uma alegria”, afirma.

Organização

A Corrida da Justiça foi realizada com apoio da Diretoria Administrativa, Gabinete Militar, Diretoria de Engenharia e Arquitetura e Centro de Comunicação Social do TJGO.

A ação teve como base a diretriz de promoção de bem-estar e qualidade de vida no trabalho, presente no Decreto Judiciário nº 1.637/2020 sobre a Política de Governança e Gestão de Pessoas no âmbito do TJGO.


Vencedores

Confira aqui a relação dos vencedores da Corrida da Justiça.

Veja galeria de fotos

(Texto: Sarah Mohn / Fotos: Acaray Martins / Arte: Michel Cunha – Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: