O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, anunciou que o prédio do antigo Fórum Criminal Desembargador Fenelon Teodoro Reis abrigará uma nova estrutura judiciária. A mudança já foi comunicada a todas magistradas e a todos magistrados que atuam na comarca de Goiânia.

Segundo o presidente França, a nova estrutura abrigará os 11 Juizados Cíveis, os 4 Juizados da Justiça 4.0 (Juizados da Fazenda Pública) e o Juizado da Infância e Juventude, com toda a sua estrutura administrativa. As Turmas Recursais serão alocadas em uma nova estrutura que será edificada no espaço até então destinado ao estacionamento do antigo Fórum Criminal, após as devidas reformas e adequações

“O antigo prédio do Fórum Criminal será a nova casa, a partir do próximo ano, dos Juizados Cíveis e Juizado da Infância e Juventude. É com entusiasmo que anunciamos também que o anexo que abrigará as Turmas Recursais reunirá todo o sistema dos Juizados Especiais em um único local, facilitando o acesso dos jurisdicionados. E o novo Fórum Criminal, que ficará ao lado do Fórum Cível, será mais amplo e moderno para receber todos os juízes criminais da comarca de Goiânia. Tenho certeza que as adequações vão beneficiar nossas magistradas e magistrados, assim como todo o corpo funcional do Foro de Goiânia e nossos jurisdicionados”, declarou o presidente.

Diretora do Foro da comarca de Goiânia, a juíza Patrícia Dias Bretas, corroborou a importância das mudanças anunciadas e assegurou que as alterações potencializarão a prestação jurisdicional na capital. “Essas mudanças foram necessárias em razão do aumento de varas criminais e a perspectiva de ainda serem criadas outras no futuro. O antigo prédio já se tornou pequeno, ainda mais porque o Tribunal de Justiça de Goiás tem a intenção de seguir todas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à estrutura adequada para as Varas das Garantias. A nova construção dará mais conforto aos magistrados, aos servidores e a toda comunidade, otimizando a prestação jurisdicional”, destacou.

Modernização e Revitalização no TJGO

O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, explicou que as obras fazem parte de um programa mais amplo de revitalização e modernização dos edifícios que abrigam as unidades do Poder Judiciário de Goiás. Ele destacou a mudança de paradigmas que o TJGO vem implementando na gestão do presidente Carlos França no que se refere ao uso e conservação dos imóveis públicos. "O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás está promovendo uma mudança relevante na concepção do aproveitamento dos espaços físicos, sempre visando à melhoria da prestação jurisdicional. Estamos agora buscando a padronização da unidades de primeiro grau, focados em proporcionarmos mais qualidade e sustentabilidade aos espaços físicos, a fim de bem atender ao nosso público interno e a todos os usuários que frequentam nossas sedes”, observou o diretor-geral.


Aprimoramento dos trabalhos
A diretora de engenharia e arquitetura do TJGO, Cybelle Saad Sabino, explicou que o TJGO tem investido em tecnologias avançadas, como o uso da metodologia BIM, para aprimorar a qualidade dos projetos e a execução das obras. "Além da capacitação da equipe técnica da nossa diretoria para o aperfeiçoamento de toda modernização do Judiciário de Goiás". Segundo ela, a nova estrutura que está construída no antigo Fórum Criminal será inaugurada no fim deste ano.

(Texto: Sarah Mohn – Centro de Comunicação Social do TJGO / Imagens: Diretoria de Obras do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: