A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) encerraram, nesta quarta-feira (29), o Programa de Formação de Formadores para magistradas e magistrados do TJGO.  O conteúdo foi ministrado, desde a última segunda-feira (27), na sala de estudos da EJUG, localizada no prédio do TJGO, no Setor Oeste, em Goiânia. Nesta quarta-feira (29), último dia do curso, foram abordados assuntos como o planejamento de atividades, bem como a organização do trabalho pedagógico, a prática orientada e a simulada.

O diretor da Ejug, desembargador Nicomedes Domingos Borges, que abriu o curso de formação na segunda-feira (27), destacou que a formação de magistrados visa o aprimoramento das atividades desenvolvidas para uma melhor prestação jurisdicional. Na oportunidade, o desembargador ressaltou que as magistradas e os magistrados que participam do curso terão conhecimento teórico e prático para serem multiplicadores. “Como diretor da Escola Judicial, só tenho a agradecer pela presença das magistradas e magistrados. Ele também agradeceu aos integrantes da Ejug e da Enfam pelo conteúdo e organização do curso realizado nos últimos três dias.

O curso de formação de formadores conta com uma carga horária de 26 horas/ aula, sendo 24 presenciais e duas horas de atividade prévia, cuja programação possui abordagens e atividades de ação educativa, tais como diretrizes pedagógicas; o desenvolvimento da formação de magistrados e a docência no contexto da magistratura; a construção coletiva do saber com competências docente e especificidades do ensino e da aprendizagem, entre outros.

Enfoque de treinamento

O juiz auxiliar da presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra, afirmou que a capacitação foi valiosa para quem será formador de uma nova turma de magistrados, já que após o curso estarão com maiores habilidades desenvolvidas para fornecer aos novos juízes ferramentas para que entreguem uma melhor prestação jurisdicional. “Nestes três dias de curso, o nosso enfoque foi mais de treinamento, haja vista que teremos que desenvolver neles uma habilidade para quando começarem atuar nos fóruns”, frisou o magistrado.

O desembargador Delintro de Almeida Filho destacou que o curso é bastante oportuno para como ministrar as aulas para os novos juízes que vão ingressar no Poder Judiciário. “Eu e os demais magistrados estamos aprendendo como fazer, de uma maneira que eles possam aplicar na sua prática do cotidiano”, explicou. Ressaltou que o planejamento de atividades contou com maneiras de abordar os temas a serem apresentados, tendo por objetivo fazer com que possam contribuir com os assuntos propostos enquanto estiverem atuando nas unidades judiciárias do Estado.    

 

 

Presenças

Participaram da aula de formação as desembargadoras Ana Cristina Ribeiro Pertenella França e Camila Nina Erbetta Nascimento; os desembargadores Nicomedes Domingos Borges e Delintro Belo de Almeida Filho; os juízes substitutos em 2º Grau, Altair Guerra Costa, Átila Naves Amaral, Wilson da Silva Dias; os juízes auxiliares da presidência Marina Cardoso Buchdid e Reinaldo de Oliveira Dutra; os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça, Gustavo Assis Garcia, Marcus Vinícius Alves de Oliveira e Ricardo Silveira Dourado; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, Ricardo Nicoli. 

Também compareceram as seguintes magistradas e magistrados: Aline Vieira Tomas, Eduardo Oliveira, Everton Pereira Santos, Erika Barbosa Gomes Cavalcante, Geovana Mendes Baia Moises, Leonys Lopes Campos da Silva, Maria Antônia de Faria, Maria Cristina Costa, Vinícius Caldas da Gama e Abreu, Mônica Miranda Gomes de Oliveira, como também servidores do TJGO. (Texto e foto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)