A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) realiza, de 3 a 5 de abril, o curso Formação de Formadores (Nível 1 – Módulo 1), voltado para magistrados. O objetivo da capacitação é contribuir para a atuação no planejamento docente no contexto da magistratura.

O curso é ministrado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Roberto Portugal Bacellar, e pela pedagoga da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Maria Eveline Pinheiro.



Nesta quarta-feira (03/04), os participantes foram instigados a refletir sobre as metodologias de ensino, de modo a compreender e aplicar diferentes técnicas em sala de aula, para que o conteúdo possa ser absorvido da melhor forma por cada aluno.



“É comum ouvirmos sobre a dificuldade de aprendizagem do aluno, mas quase não se fala sobre a dificuldade de ensinar do professor”, observou Maria Eveline, ressaltando que o professor precisa entender as particularidades de cada turma e a melhor forma de transmitir os ensinamentos.

Para a juíza Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, “o curso de Formação de Formadores está sendo uma grata surpresa. Reflexões, questionamentos e provocações que nos fazem rever a forma de construção do conhecimento. O que se espera que o aluno seja capaz de fazer é o ponto de partida para se chegar ao conteúdo. O professor deve gerar ação para o aprendizado”, enfatiza.