O Salão Nobre do Palácio Maguito Vilela, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) ficou lotado no fim da tarde desta quarta-feira (28) para a terceira edição de sessão de autógrafos do livro “A Travessia do Deserto – Uma Estratégia para a Vida”, da escritora Elìna Borges, numa promoção da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em parceria com a Alego. Ao abrir o evento, o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, ressaltou a compreensão do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, no apoio ao projeto da obra, cuja a venda será toda revertida para o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ).

Ao agradecer aos integrantes da Alego, como deputadas, deputados, servidoras e servidores, em seu discurso, Luiz Cláudio Veiga Braga destacou que “a Casa Legislativa não se arrefece em destinar recursos à instituição beneficiária desta tarde de autógrafos, contribuindo para amainar as carências financeiras do Hospital Araújo Jorge”. O desembargador lembrou que a iniciativa do projeto foi da própria escritora Elina Borges, que, segundo ele, uma mulher referência de abnegação, de generosidade, de dedicação, de entrega ao bem servir, para que todas e todos façam a “travessia do seu deserto”.

Portas abertas

Luiz Cláudio Veiga Braga lembrou do apoio do TJGO ao projeto, desde o lançamento do livro, em dezembro de 2022, até a edição de sessão de autógrafos na Alego. “Encontrei portas abertas, a assegurar inúmeros eventos no âmbito do TJGO, expandidos para o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT), “irmãos na atividade jurisdicional e na sensibilidade das manifestações artísticas”, citou ele ao falar dos inúmeros apoios. O desembargador destacou a importante ação do TJGO, por meio do presidente Carlos França, para a doação de 200 veículos ao Hospital de Câncer Araújo Jorge, “na compaixão do presidente Carlos França, que não regateou esforços para a efetivação do gesto benemérito”, completou.


Motivação

O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, relatou que “quando Elìna Borges conta sua travessia no livro, cada palavra remete a um momento de dor, superação e posteriormente alegria. Sabemos que o câncer não afeta só o paciente, mas também toda a família e o seu livro serve de motivação àqueles que ora descobriram ou aos familiares”.

Bruno Peixoto lembrou que a mãe dele também enfrentou um câncer, ao qual não conseguiu superar. E revelou que, muito antes de ter a doença, ela sugeriu ao filho que os dois abrissem uma casa de apoio aos pacientes do interior que estão em tratamento em Goiânia e seus familiares, que muitas vezes não têm onde ficar. E assim fizeram.


Autobiografia inspiradora

A autora Elìna Borges afirmou, em seu discurso, que em cada página do livro está o seu coração. “Um coração que ama a vida, que sonha com um mundo novo, que ama a poesia, as artes, a natureza, os humanos, o planeta e o universo. Por ser apenas um coração, sei que é pouco, mas se ele ajudar a amainar a dor, a tristeza e o sofrimento de um outro coração, serão dois corações pendurados no livro. Mas se as páginas ficarem repletas de corações, o meu transbordará de felicidade”, registrou a escritora, que também é voluntária no HAJ.


A obra "A Travessia do Deserto – Uma Estratégia para a Vida" é uma autobiografia inspiradora, que retrata a vivência de Elìna Borges com o diagnóstico de câncer metastático no ano de 2017. Ela, que é psicóloga, professora universitária e escritora, afirma que o livro surgiu após um longo período de tratamento quimioterápico, posteriormente cirúrgico, e a partir de relevantes reflexões existenciais. Hoje ela está totalmente curada do câncer.

 

Filantropia

Na ocasião, o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Jales Benevides, entregou um certificado em forma de agradecimento à professora Elìna Borges, pelo gesto de caridade e voluntariado ao HAJ. “O seu livro abriu portas para o HAJ. E é disso que precisamos, que mais portas se abram para o Araújo Jorge, frisou Jales Benevides. Ele ainda confirmou que a maior doação individual já recebida pelo Hospital Araújo Jorge foram os 200 veículos da frota antiga do TJGO.

 

 

Apresentação musical

O evento, sediado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), teve o apoio do TJGO, do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Prefeitura de Goiânia. A sessão de autógrafos contou com apresentação musical do grupo Fé Menina, nas vozes das cantoras Bia Tavares, Gilka Martins e Mônica Maranhão, acompanhadas pelo violonista Douglas Martins.

Também prestigiaram a sessão de autógrafos do livro, o deputado federal Professor Alcides, os deputados estaduais Virmondes Cruvinel, Rosângela Rezende, e Fred Rodrigues ; o representante do governador Ronaldo Caiado, secretário de Infraestrutura Pedro Sales; o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Juliano Santana; o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente; o procurador geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Sérgio Freire, e seus assessores Klebet Carvalho e Matheus Abdon; servidoras e servidores da Alego. (Texto: Sara Ribeiro, estagiária de jornalismo /  Fotos: Girlaydy Costa- Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: