Este levantamento é decorrente mobilização para cumprimento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD) estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 211/2015 para o período de 2015/2020, e decorre, em especial, ao disposto no artigo 32, que determina ao CNJ a realização de diagnóstico anual para aferir o nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas para os viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

Art. 32. O CNJ realizará anualmente diagnósticos para aferir o nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento constantes desta Resolução, especialmente no que se refere aos domínios Governança e Gestão de, e Infraestrutura de TIC, bem como em outras Resoluções, recomendações e políticas estabelecidas para os órgãos do Poder Judiciário.

Parágrafo único. Os diagnósticos descritos no caput deste artigo serão realizados a partir de questionários e outros procedimentos de acompanhamento que permitam realizar o levantamento de informações relacionadas à evolução dos Viabilizadores de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação nos órgãos do Poder Judiciário.

Art. 33. O CNJ divulgará em seu sítio eletrônico o resultado dos diagnósticos com objetivo de promover a transparência, a integração e o compartilhamento de informações entre os órgãos e as áreas de TIC do Poder Judiciário.

A responsabilidade por responder este levantamento no Poder Poder Judiciário Goiano é da Divisão de Governança e Planejamento de TIC, representando o Diretor de Informática do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com base em informações providas pelas unidades subordinadas à Diretoria de Informática. As evidências documentais que suportam as respostas dadas neste levantamento deverão ser oportunamente reunidas e mantidas à disposição das instâncias de auditoria interna e externa para evidenciação das práticas e verificação de consistência.

As respostas apresentadas pelo Dirigente de Tecnologia da Informação e Comunicação serão utilizadas para classificar o órgão quanto à sua maturidade de TIC (baixa, satisfatória, aprimorada e excelência), respeitados os enquadramentos de grupos e portes (grande, médio e pequeno) estabelecidos na Análise do Poder Judiciário - Justiça em Números.

O levantamento é realizado por meio da aplicação de questionário inspirado no modelo do iGovTI do Tribunal de Contas da União, avaliando 7 dimensões (Políticas e Planejamento; Estruturas, Macroprocessos e Processos; Competências, Desenvolvimento e Desempenho das Pessoas; Riscos, Monitoramento e Auditoria – Controle de Gestão; Sistemas, Integração e Nivelamento; Serviços de Infraestrutura; Detalhamento), contendo itens de resposta objetiva, valores numéricos, texto aberto ou de múltipla escolha, pontuados conforme critérios e pesos estabelecidos pelo CNJ, que resultam em uma nota, a qual indica o nível de maturidade do órgão avaliado, conforme tabela abaixo:

Baixo 0,0 <= iGovTIC-JUD < 0,40
Satisfatório 0,4 <= iGovTIC-JUD < 0,70
Aprimorado 0,7 <= iGovTIC-JUD < 0,90
Excelência 0,9 <= iGovTIC-JUD <= 1,0

Resultados iGovTIC-JUD 2019:

  • Nota: 0,72 (Nível de Maturidade Aprimorado)
  • Classificação no Segmento (Tribunais de Justiça): 18º (de 27)
  • Classificação no Porte (Médio): 20º (de 30)
  • Classificação Geral: 56º (de 92)

Resultados iGovTIC-JUD 2018:

  • Nota: 0,51 (Nível de Maturidade Satisfatório)
  • Classificação no Segmento (Tribunais de Justiça): 23º (de 27)
  • Classificação no Porte (Médio): 27º (de 30)
  • Classificação Geral: 83º (de 92)

Resultados iGovTIC-JUD 2017:

  • Nota: 0,44 (Nível de Maturidade Satisfatório)
  • Classificação no Segmento (Tribunais de Justiça): 25º (de 27)
  • Classificação no Porte (Médio): 28º (de 30)
  • Classificação Geral: 89º (de 92)

Resultados iGovTIC-JUD 2016:

  • Nota: 0,42 (Nível de Maturidade Satisfatório)
  • Classificação no Segmento (Tribunais de Justiça): 23º (de 27)
  • Classificação no Porte (Médio): 26º (de 30)
  • Classificação Geral: 74º (de 92)
Fale conosco sobre esta página