A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) promove, no dia 13 de novembro (segunda-feira), às 9h, no auditório da escola, a palestra “Dostoiévski, Crime e Castigo”. O evento é coordenado pelo grupo de estudos Literatura e Direito, conduzido pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e pelo juiz Eduardo Perez.

Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Ejug no Youtube (https://youtube.com/@ejug-escolajudicialdegoias?si=7USYwTcWTlsI_861). As inscrições podem ser feitas pelo QR Code.

Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi um escritor russo autor de Os Irmãos Karamázov e Crime e Castigo, obras-primas da literatura universal. É considerado um dos maiores romancistas e pensadores da história. Seus romances abordam questões existenciais e temas ligados à humilhação, culpa, suicídio, loucura e estados patológicos do ser humano.

O professor Maurício Righi, PhD em Ciência da Religião, será o palestrante. “Faremos uma reflexão sobre os possíveis entendimentos de justiça, tomando sociedades variadas e contextos históricos variados, tendo a obra do Dostóievski como uma espécie de guia, condutor da análise.
Um guia antropológico, principalmente em suas revelações sobre a natureza humana, sobre suas paixões e os desdobramentos de seus crimes”, diz.

“Uma reflexão profunda sobre distintos entendimentos de justiça em contraste com atos ou comportamentos criminosos na obra de Dostoiévski”, completa Righi, acrescentando que serão trabalhadas a Justiça enquanto retribuição, enquanto reparação e enquanto restabelecimento da ordem. (Texto: Loren Milhomem- Escola Judicial de Goiás do TJGO)