O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás conta com cinco espaços expositivos que estão abertos à visitação e disponíveis, também, no Tour Virtual 360º. Clique nas setas para navegar nos ambientes, nos objetos para ter acesso às legendas, nas fotografias para obter imagens ampliadas e nos documentos para download integral.

CENTRO DE MEMÓRIA E CULTURA DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE GOIÁS

O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás (CMCPJGO) foi criado em 12 de dezembro de 2018, por meio da Resolução TJGO nº 97 e inaugurado em 14 de dezembro daquele ano, no Edifício-Monumento que abrigou a primeira sede do Tribunal de Justiça goiano.

Está localizado no edifício nº 1 do Largo do Rosário, local em que foi instalado, na primeira capital de Goiás, em 1º de maio de 1874, via decreto Imperial de Dom Pedro II, o Tribunal da Relação da Província de Goyaz, e que também integra o conjunto arquitetônico e urbanístico da Cidade de Goiás, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO em 2001.

RECEPÇÃO E HALL DE ENTRADA

Ambientes de acesso ao primeiro andar do edifício e às exposições.

GABINETE DO DESEMBARGADOR MAXIMIANO DA MATTA TEIXEIRA

Este espaço representa o gabinete de trabalho do Desembargador, que também foi professor, jurista, jornalista e escritor. No armário estão três livros de sua autoria, sendo um deles prefaciado por Jorge Amado. Além dos livros, estão medalhas recebidas por desembargadores no exercício da profissão, acórdãos, códigos, objetos utilizados na prática jurídica durante o século XX, as Constituições, Federal e Estadual, e o primeiro Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Goiás, datado de 1927. Clique na fotografia para ler a biografia do Desembargador e nos objetos disponíveis no ambiente para acesso às legendas contextualizadas. Utilize, ainda, o botão de rolagem do mouse para aproximar ou afastar itens de interesse.

SALÃO DA CORTE

Espaço destinado às sessões quando o Tribunal de Justiça de Goiás ainda estava instalado neste edifício. Neste ambiente, encontram-se objetos, mobiliários, pinturas, vestimentas e documentos alusivos ao século XIX, ocasião em que foi instalado o Tribunal da Relação na Província de Goyaz. Clique nos documentos para download da íntegra e nos quadros, objetos e vestimenta para acesso às legendas contextualizadas. Utilize, ainda, o botão de rolagem do mouse para aproximar ou afastar itens de interesse.

CARTÓRIO

Este ambiente exibe o cartório dos Tabeliães e Escrivães que funcionava no edifício. Clique na seta à direita para ter acesso ao espaço expositivo de fotografias históricas, depois retorne e clique na porta para ter acesso ao Jardim e Tribunal do Júri.

FOTOGRAFIAS HISTÓRICAS

Neste ambiente encontram-se vinte e sete fotografias que foram utilizadas na exposição de 140 anos do Tribunal de Justiça de Goiás. Clique em cada uma delas para visualizar o conteúdo. Em seguida, retorne ao cartório, clique na porta e acesse o Tribunal do Júri.

TRIBUNAL DO JÚRI

Entrando pelo jardim do edifício está localizado o salão do Tribunal do Júri. No local estão expostos processos relacionados ao tema, como livros de jurados e livros de atas de julgamentos. O antigo tribunal do Júri da comarca de Goiás foi mantido tal qual do último julgamento, ocorrido antes da mudança para a nova sede em 2018.