No dia 28 de dezembro de 1990 o Desembargador Messias de Souza Costa assina o decreto 1. 132/90 que cria o Museu do Tribunal de Justiça também conhecido como Museu do Judiciário Goiano.

O Museu concebido nos antigos armários do Fórum da Comarca de Goiânia ganhou o espaço do Tribunal do Júri para sua sede em 2003 na comarca da antiga capital. Por anos o ambiente se viu como um gabinete de curiosidades como de fato é a história da MUSEOLOGIA.

No ano de 2018 o Fórum da Comarca da cidade de Goiás é transferido de edifício. O palacete passa por uma obra e o Museu toma nova dimensão. Este passa a integrar o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás e recebe seu primeiro diretor.

Com a gestão especializada o Museu do Judiciário Goiano Desembargador Maximiano da Matta Teixeira passa a desempenhar ações imprescindíveis para o campo da MUSEOLOGIA dentro do Judiciário.

Contudo o marco do JUBILEU DE PÉROLA é algo a analisarmos quão preciosas são as PÉROLAS que possuem esta Unidade Judiciária e suas infinitas possibilidades de atuação como vitrine do TJGO no aspecto educativo, social e cultural aportado em sua missão institucional.

  •    

    Ouvir notícia: