O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) é um dos tribunais estaduais mais antigos do País, pois foi instalado, com a denominação de Tribunal da Relação, em 1º de maio de 1874, por ordem de decreto assinado pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II. Por coincidência, também no mês de maio, dia 10, é dedicado ao Dia da Memória do Poder Judiciário. E, para celebrar a data, o TJGO, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), promovem a I Semana da Memória do Poder Judiciário goiano, com abertura nesta quarta-feira, 18, às 9 horas. Serão três dias de eventos dedicados à memória da Justiça goiana, 18, 19 e 20 de maio.

No dia 18 de maio, às 9 horas, acontece a abertura da I Semana da Memória do Poder Judiciário goiano, no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, na sede do TJGO. Na oportunidade, será assinado um termo de cooperação técnica entre os três tribunais para a realização de outros eventos. Também será anunciado o vencedor do concurso do Selo Histórico dos 150 anos do TJGO. O logotipo selecionado será utilizado no selo adesivo para identificação dos processos e documentos considerados de valor histórico para o Poder Judiciário goiano. Em seguida à abertura, será proferida a palestra “A importância da Política de Memória no âmbito do Poder Judiciário”, pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História e Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

No segundo dia, 19, a partir das 9 horas, na sede do TRE-GO, a professora da USP Mônica Dantas ministrará a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordará o tema “Memória do Judiciário Goiano: caminhos institucionais no presente e perspectivas futuras de preservação”. Ao final, historiadores e arquivistas do TJGO, TRE-GO e TRT-18, vão dirigir o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

No dia 20 de maio, às 15 horas, o Tribunal Regional do Trabalho fará o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18” no Auditório dos Goyazes. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória do TRT, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. A obra tem como fio condutor os relatos colhidos pelo Programa História Oral, de personalidades que protagonizaram e/ou testemunharam a criação, expansão e consolidação do TRT de Goiás. Além dos depoimentos, o livro também apresenta imagens do acervo permanente mantido pelo Centro de Memória e inúmeros recursos de interatividade.

Ainda no terceiro dia da I Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano, haverá a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, localizado na cidade de Goiás, e também o fechamento cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula conterá, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. Essas informações estão sendo coletadas por meio de formulário eletrônico. A Cápsula do Tempo será aberta em 2032, durante as comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

Inscrições

O evento acontece de forma híbrida e é aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia. Haverá ainda a transmissão pelo canal do YouTube dos tribunais participantes. Clique aqui para efetuar a sua inscrição. Haverá emissão de certificado para os participantes inscritos. (Centro de Comunicação Social do TJGO/ Assessoria de Imprensa do TRE-GO)

  •    

    Ouvir notícia: