O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás lançou no dia 20 de maio, durante o encerramento da 1ª Semana da Memória do Poder Judiciário goiano, o novo Tour virtual 360°, que exibe documentos históricos relacionados ao Tribunal da Relação da Província de Goyaz, como a ata de instalação, ata de ex-presidentes e atas de funcionários, datadas do ano de 1874, além de processos judiciais relacionados à escravidão e um documento assinado por Dom Pedro II.

Para a produção do tour virtual 360° foi realizada a captura, montagem e tratamento digital de 30 fotografias de 360°, bem como a captura, montagem e tratamento digital de uma fotografia de 360° aérea, e, ainda, a captura e tratamento de mais de 100 fotografias de objetos bidimensionais, além de outras fotografias, também em 360°,  de dez objetos tridimensionais do acervo, e as imagens de oito ambientes do Centro de Memória e Cultura, situado no prédio que abrigou o Tribunal de Justiça e o fórum da antiga capital do Estado, na cidade de Goiás, e que integra o conjunto arquitetônico vilaboense, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Os documentos do acervo exibidos pelo tour virtual 360° podem ser acessados por computador ou celular, e baixados na íntegra. Os objetos disponíveis no tour são apresentados com legendas contextualizadas.

Conforme o presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos, a iniciativa da Diretoria do Centro de Memória possibilita a exibição virtual do acervo documental e iconográfico, relacionado ao Poder Judiciário Estadual. “É interessante para a cultura de Goiás que o grande público possa ter acesso a esses documentos que remetem às nossas tradições e a história da sociedade goiana”, destacou o desembargador Itaney Campos, que também preside o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

A diretora do Centro de Memória e Cultura do TJGO, Laylla Nayanne Dias Lopes Vilarinho, explicou que o primeiro tour virtual da instituição foi lançado em 2021 em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “Foi um primeiro passo muito importante, já que, na ocasião, o Centro de Memória havia suspendido o atendimento ao público externo em virtude da pandemia, e também nos possibilitou identificar as melhorias necessárias para um novo tour virtual 360º mais completo e interativo”, ressaltou Laylla Vilarinho. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: