O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, representando no ato o presidente do Poder Judiciário, desembargador Carlos França, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Itaney Campos, abriram, nesta quinta-feira (18), o segundo dia de programação da 2ª Semana da Memória do Judiciário Goiano. O evento, que teve como tema “A Justiça e a Democracia brasileira precisam de quanta memória?”, é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o TJGO, TRE-GO e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18), visando a promoção de ações de preservação, valorização e divulgação da história do Poder Judiciário de Goiás.

As atividades de hoje foram realizadas no Plenário Geraldo Salvador de Moura, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-GO no YouTube e foi marcado por palestra com o professor da Universidade de São Paulo, Paolo Ricci. Compuseram a mesa diretiva, além dos desembargadores, o presidente da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO, juiz-membro Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior; o juiz-membro Adenir Teixeira Peres Júnior; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), promotor de Justiça Jales Guedes Coelho Mendonça, e o presidente do Centro Cultural Bernardo Élis, escritor Nilson Jaime.  

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, desembargador Itaney Campos (foto acima), destacou que o evento revela o caráter eminentemente coletivo de compromisso com a preservação da memória, haja vista que acontece no mês em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário, consoante a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 316/2020. “A preservação da memória é essencial para a manutenção da democracia em uma sociedade. Por meio dos registros e das narrativas perpetuadas, podemos compreender as raízes e as causas dos abismos e das conquistas que marcaram o nosso tempo”, explicou  

O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga (foto abaixo), por sua vez, ressaltou a importância da 2ª Semana da Memória, bem como reforçou o convite para completar o ciclo de eventos, que será realizado em Goiás, nesta sexta-feira (19), para a construção de um enredo histórico do passado, assim como para manter a identidade do povo goiano. “Lá estaremos e caminharemos nesse projeto que não é nosso, mas sim da sociedade”, frisou o magistrado.

Em uma palestra virtual, o professor da USP, Paolo Ricci, falou sobre o tema “A Justiça e a Democracia Brasileira precisam de quanta memórias”?, que ele considerou como provocativo e instigante, principalmente, do ponto de vista acadêmico. “O meu propósito não é responder essa pergunta, mas parabenizar as ações realizadas pelas instituições diante do resgate da memória institucional e facilitar o acesso as fontes de pesquisa para as nossas reflexões", observou ele, que se disse "feliz em participar desse evento, já que me desafia a abordar temas complexos, mas que se aproximam de pessoas e instituições comprometidas com a temática."

Painel de discussão

O evento foi encerrado com um painel de discussão sobre a integração entre Arquivologia, História, Museologia e Biblioteconomia com profissionais dos tribunais organizadores e instituições convidadas. O fechamento da 2ª Semana da Memória do Poder Judiciário Goiano acontecerá nesta sexta-feira (19), das 9 às 12 horas, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, localizado na Cidade de Goiás. A Semana foi iniciada  na última quarta-feira (17), no prédio do TRT-GO.

Presenças

Participaram da cerimônia no TRE-GO, a diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, Laylla Vilarinho, além dos integrantes da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJGO, Guaraci Paes, Lara Lins e também os servidores da Escola Judicial de Goiás do TJGO (EJUG), Simone Domingues C. Costa e Maraísa Gonçalves das Neves Proto. Veja galeria (Texto e foto: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: