A Comissão Permanente de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), presidida pelo desembargador Itaney Campos, promove, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), na sexta-feira (13), às 9 horas, o webinário "A Revolução de 1930 em Goiás e seus reflexos no Poder Judiciário goiano". A conferência virtual será moderada pelo desembargador Wilson Safatle Faiad, e terá como palestrantes convidados o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), promotor de justiça e historiador Jales Guedes Coelho Mendonça, e o professor e historiador Nasr Fayad Chaul.

O webinário será apresentado por meio da plataforma Zoom, com certificação pela Ejug, e integra a programação da I Semana da Memória do Judiciário Goiano, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2022.

Faça aqui sua inscrição.

Nasr Chaul

É mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular aposentado da UFG. Foi presidente da então Agência Goiana de Cultura do Estado de Goiás por oito anos, órgão que atualmente corresponde à Secretaria Estadual de Cultura. Nasr Chaul também presidiu a Fundação Rádio e TV Educativa da UFG, e tem vasta experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos temas que abordam Goiânia, o coronelismo e o Estado Novo. É também compositor, e tem parcerias com renomados músicos. A canção Saudade Brejeira de sua autoria em parceria com o maestro José Eduardo Morais foi interpretada por Caetano Veloso e Zezé Di Camargo. Atualmente, Chaul desempenha a função de superintendente Executivo de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás.

Jales Guedes Mendonça

É promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e doutor em História pela UFG. Jales Mendonça é autor das obras “A Invenção de Goiânia: o outro lado da mudança”, e “A Assembleia Constituinte Goiana de 1935 e o mudancismo condicionado”, entre outras publicações. Jales Guedes preside o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e, recentemente, inaugurou a reforma do prédio histórico que abriga aquela entidade cultural goiana.  (Texto: Carolina Dayrell / Arte: Wendel Reis- Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: