O NUCJUR, em parceria com a Escola Judicial de Goiás, oferece aos servidores do TJGO as seguintes cursos.


PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM JUSTIÇA RESTAURATIVA – NÍVEL 1 - INTRODUÇÃO À JUSTIÇA RESTAURATIVA
Modalidade: EaD
Carga horária:40h

Objetivo geral: Estabelecer diálogo acadêmico e profissional em torno da Justiça Restaurativa e proporcionar aos interessados mais uma ferramenta que sirva à construção de cultura mais influenciada pelo ideal restaurativo, de modo que estes possam, nos espaços respectivos de sua atuação profissional, colaborar de forma mais eficiente para o propósito maior de pacificação social.

Organização e Desenvolvimento do Curso: O ponto de partida do curso é a apresentação das bases principiológicas da Justiça Restaurativa, passando em revista a história de seu desenvolvimento no Brasil, destacando os principais programas em curso, principalmente, no Estado de Goiás. Estabelecidas essas bases, o curso segue tratando a política nacional e institucional do TJGO para implementação da Justiça Restaurativa, sempre buscando estabelecer o diálogo entre a teoria e a sua aplicabilidade prática, a partir do compartilhamento de experiências exitosas em Goiás, no Brasil e no mundo. Assegura-se destaque para aplicabilidade da Justiça Restaurativa na Justiça Criminal e nas Varas da Infância e Juventude (infracional). Do mesmo modo, apresentar os demais eixos de atuação da Justiça Restaurativa, revelando o caráter interdisciplinar e interinstitucional da Política de Justiça Restaurativa. O material disponibilizado e exercícios propostos buscarão, além da consolidação da teoria, a reflexão sobre a assimilação do ideal restaurativo, como forma de intervir da entrega da prestação jurisdicional.

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM JUSTIÇA RESTAURATIVA – NÍVEL 2 – FORMAÇÃO PRÁTICA – CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ
Modalidade: Semipresencial - EaD/Presencial
Carga horária:60h

Objetivo geral: Capacitar servidores com formação básica em Justiça Restaurativa para facilitação de círculos de construção de paz.

Organização e Desenvolvimento do Curso: O ponto de partida do curso é a capacitação dos servidores para facilitação de círculos de construção de paz. Em seguida, terão acesso a noções básicas de comunicação não violenta. A partir desse panorama, serão convidados a estabelecerem rotinas para atendimento dos jurisdicionados a partir dos propósitos da Justiça Restaurativa e para a aplicação dos círculos de construção de paz. A partir da metade do curso, os alunos iniciarão a construção de programa restaurativo para a unidade jurisdicional de lotação, estabelecendo, por meio de projeto escrito e fundamentado, as justificativas, objetivos, metodologias aplicadas, formas de controle e avaliação. Na parte final serão realizados exercícios práticos, que permitam a simulação da prática futura e planejamento do estágio supervisionado.


FÓRUM PERMANENTE DE JUSTIÇA RESTAURATIVA (2021)
Modalidade: EaD
Carga horária:80h

Objetivo Geral: Proporcionar aos servidores do Poder Judiciário Goiano mais uma ferramenta que sirva à construção de cultura mais influenciada pelo ideal restaurativo, de modo que estes possam, nos espaços respectivos de sua atuação profissional ou na relação entre a instituição e demais parceiros (e a comunidade),colaborar para o projeto de expansão da Justiça Restaurativa no Estado de Goiás.

Objetivos específicos:
• Definir conceitos Básicos de Justiça Restaurativa – JR Conceituação
• Apontar e analisar a Política Institucional do tjgo para expansão da justiça restaurativa;
• Examinar e compreender o ideal restaurativo;
• Consolidar dos princípios e valores restaurativos;
• Aplicar princípios restaurativos no âmbito do poder judiciário;
• Identificar e Implementar Espaços de aplicação da Justiça Restaurativa;
• Comparar, relacionar e compartilhar experiências práticas;
• Debater e Desenvolver Protagonismo no poder judiciário através da Justiça Restaurativa e a cultura de paz;
• Aplicar os princípios aos demais eixos de atuação da Justiça Restaurativa;