“Pensei que seria algo chato, mas não, foi muito bom, pessoas muito educadas e o grupo muito interativo. A gente começa a refletir mais, pensar mais no outro, porque as vezes uma palavrinha que não tem importância para mim, pode ofender o outro. Aprendi a pensar melhor no que vou falar de forma a não prejudicar o outro, a gente aprende mesmo a respeitar mais o outro.” 
(Participante de Círculos de construção de paz para acusados em processos criminais gerais)

 

“Me sinto transformado. A própria vítima desse processo percebe a minha mudança e isso é um ponto positivo. E percebo que não só comigo, mas todos os meus colegas vão se transformando.
Agradeço muito as facilitadoras, sempre muito respeitosas e atenciosas”
(Participante de Círculos de construção de paz para Autores de Violência Doméstica)

 

“Eu era um noiado, um bêbado, e o que plantaram dentro de mim foi muito forte, mais forte que os traumas e o alcoolismo que poderia ter. Hoje sou um homem conquistado, estou terminando meus estudos, que é o que torciam muito pra mim. Costumo falar que sou filho da Justiça, porque se não fosse a justiça pensar pelo outro lado, eu não seria o homem que eu sou hoje”
(Participante de Círculos de construção de paz para acusados em processos criminais gerais)

 

“Eu cheguei nas palestras meio que sem saber o que fazer, porque nunca tinha participado. Foi uma experiência nova, foi muito construtivo. Peguei muitas coisas importantes pra minha vida. É de grande importância e faz muito bem. Você chega meio chateado, mas sai tranquilo, confiante. Gostei demais.”
(Participante dos Diálogos transformadores)

 

“ Fiquei muito satisfeito em ter participado da Justiça Restaurativa. Aprendi nas palestras a ser mais humano, mais carinhoso e uma pessoa melhor. Gostei também das entrevistas iniciais, porque tive oportunidade de falar sobre minha vida. Quando entrei no programa estava em uma fase muito solitária e agora consigo interagir melhor com outras pessoas.”
(Participante de Círculos de construção de paz para acusados em processos criminais)

 

“Os círculos me fizeram refletir sobre o motivo de estar aqui, respondendo pelo processo, e a pensar duas vezes antes de agir. Estou tentando ser mais calmo. Eu e minha esposa estamos mais cautelosos um com o outro. Os grupos abordam assuntos muito relevantes para a vida e nos ajudam a fazer uma reciclagem de pensamentos e atitudes.”
(Participante de Círculos de construção de paz para Autores de Violência Doméstica)