Dando continuidade ao cronograma de implementação do plano de trabalho referente à parceria entre Poder Judiciário e a Administração Penitenciária, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nucjur), realizou  visitas às unidades prisionais de Padre Bernardo (31/7), Barro Alto (11/09) e Niquelândia (22/09). Policiais penais, autoridades, professores, advogados, membros do Conselho da Comunidade e líderes religiosos participaram dos encontros.

O coordenador do Nucjur, juiz Decildo Ferreira Lopes, apresentou a proposta do programa restaurativo e reforçou a importância da contribuição de toda a comunidade para o desenvolvimento das atividades da Justiça Restaurativa. Além da exposição sobre o programa, os participantes foram convidados a vivenciar uma das metodologias utilizadas no programa, ou seja, os círculos de construção de paz.

O objetivo das ações é proporcionar a transformação do sistema prisional em um ambiente diferente do atual, orientado por uma lógica punitiva, para que as pessoas, tanto aprisionadas, como policiais penais e demais atores que atuam na área, possam conviver em espaços onde as soluções sejam pautadas no diálogo e respeito. A intenção é que a aplicação dos círculos nas unidades prisionais seja frequente, uma vez que o círculo possibilita escuta qualificada, um olhar diferente sobre o outro, reflexões, fortalecimento de valores e mudanças positivas nas relações.



Curso de Justiça Restaurativa

O curso de introdução à Justiça Restaurativa autoinstrucional foi cedido pela Escola Judicial (Ejug) do TJGO e disponibilizado na plataforma da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Até o momento, há 40 inscritos, entre policiais penais e colaboradores. Após a conclusão da etapa introdutória, os cursistas serão convidados para formação de facilitadores em círculos de construção de paz, com data ainda a ser definida. (Centro de Comunicação Social)