O juiz Felipe Junqueira D'Ávila Ribeiro, titular da comarca de Santo Antônio do Descoberto, vai coordenar o programa Justiça Restaurativa “Além da Punição”, no âmbito da execução penal, nas comarcas de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. A decisão foi tomada no dia 29 de setembro, durante o lançamento do programa, no auditório do Fórum da comarca de Santo Antônio do Descoberto, e é resultado do plano de execução do Termo de Cooperação 01/2023 celebrado entre o TJGO e a Diretoria Geral da Administração Penitenciária do Estado de Goiás.

As cinco unidades judiciárias do Poder Judiciário fazem parte da 3ª Regional Prisional da Diretoria-Geral da Administração Penitenciária (Decreto Judiciário nº 4.305/2023). Durante seu discurso, o juiz da Vara Criminal da comarca de Santo Antônio do Descoberto, Felipe Junqueira D'Ávila Ribeiro, agradeceu a presença das autoridades e representantes da sociedade civil, destacando a relevância da atuação conjunta e harmônica dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo em prol de práticas que visam a beneficiar toda a comunidade envolvida.

Felipe Junqueira ressaltou a relevância do programa restaurativo "Além da Punição", momento em que salientou a expansão do projeto para as comarcas do Entorno de Brasília, sendo mais uma região beneficiada pelo programa.

O evento em Santo Antônio do Descoberto contou com as presenças do juiz e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa (NUCJUR), Decildo Ferreira Lopes; da juíza titular da comarca de Alto Paraíso de Goiás, Marina Mezzarana Kiyan; da juíza titular da comarca de Planaltina de Goiás, Ilanna Rosa Dantas Lents; da coordenadora da 3ª Regional Prisional, Andreia Figueredo dos Santos; de policiais penais; do prefeito do município, Aleandro Olivio Caldato, bem como de demais autoridades da segurança pública, representantes do Executivo, Legislativo, OAB, saúde, assistência social e Pastoral Carcerária. (Centro de Comunicação Social do TJGO)