CirculosFoi realizado, nesta quarta-feira (28), pela Escola Judicial de Goiás (Ejug), no auditório do Fórum Cível da comarca de Goiânia, o segundo módulo, etapa prática, do Curso Intensivo de Prática e Vivência em Círculo, com o tema Construção de Paz. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, teve por objetivo formar capacitadores e facilitadores que irão atuar no programa Justiça Restaurativa.

Os facilitadores são os que conduzem os círculos restaurativos, já os instrutores capacitam pessoas para serem facilitadores. Os facilitadores atuam nas áreas de violência doméstica, da infância e juventude, questões criminais e como alternativas de solução de conflitos.

circulos 2"O processo começou com a formação teórica, tivemos já um primeiro módulo, e hoje é o evento para exercitar a prática de execução de círculos de construção de paz que está dentro da Justiça Restaurativa, que é uma meta do Conselho Nacional de Justiça. O CNJ determina que seja implantada a Justiça Restaurativa nos tribunais para atendimento através dessa metodologia. É um evento em que as pessoas dialogam, ninguém pode ser obrigado a participar, tem que aceitar participar", explicou Ana Paula Xavier, psicóloga da Secretaria Interprofissional e participante do curso.

No período da tarde, os servidores se dividiram em seis grupos de oito pessoas e realizaram a vivência de círculos de construção de paz. Cada servidor atuou ora como facilitadores ora como participantes. Ao final do evento, foi realizado um momento de confraternização, com um coffe break. (Texto e foto: Mariana Hipólito / Carla Thamyres – Assessora de Imprensa da Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia)