As comarcas de Rubiataba e Minaçu foram escolhidas para apresentação do Programa Além da Punição, no mês de junho. As visitas aconteceram nos dias 2 e 16, respectivamente, com o objetivo de fortalecer a parceria entre a Polícia Penal do Estado de Goiás e o Poder Judiciário goiano.

Mais de 40 pessoas participaram das atividades, as quais contaram também com a presença do gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa (NUCJUR), juiz Decildo Ferreira Lopes, acompanhado de sua equipe de facilitadores; policiais penais e convidados, entre eles, representantes do Judiciário goiano, do Conselho da Comunidade, administradores municipais, advogados, policiais militares e líderes religiosos.

 

As visitas propiciaram o intercâmbio de experiências com policiais penais e comunidade. Em Rubiataba, o padre Edijael Souza Alves se comprometeu a colaborar com o programa restaurativo, por meio da indicação de cinco pessoas da Pastoral Carcerária local para a capacitação em Introdução a Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz.

Foram realizados círculos de construção de paz com os policiais penais e convidados de ambas unidades prisionais, possibilitando, conforme relatos dos participantes: aprendizados, compartilhamento de histórias, escuta ativa, bem como, reflexões sobre as próprias necessidades e necessidades do outro.