Propõe a execução de atividades na busca da implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado à Alta Litigiosidade do Contencioso Tributário no âmbito do Poder Judiciário Goiano, atendendo a Resolução CNJ nº 471/2022.
Objetivo:
Estimular a utilização de meios adequados para a solução de conflitos na redução das demandas e conferir celeridade processual ao contencioso tributário.
O Projeto Consumidor Consciente foi instituído neste Tribunal em atendimento à Recomendação nº 125/2021/CNJ que dispõe sobre os mecanismos de prevenção e tratamento do superendividamento e a instituição de Núcleos de Conciliação e Mediação de conflitos oriundos de superendividamento, previstos na Lei nº 14.18/2021.
Cartilha do projeto Consumidor Consciente
Objetivo
Objetivos da Oficina
Funcionamento
O NUPEMEC, em parceria com a equipe Interdisciplinar Forense da Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás (CGJGO), no dia 27 de fevereiro do corrente ano, realizou uma oficina educativa, denominada “Consumidor Consciente”, no Tribunal de Justiça de Goiás, tendo como público-alvo consumidores idosos e hipervulneráveis.
Foram palestrantes nesta oficina, O coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos da Silva que fez a abertura e falou sobre projeto, o especialista no mercado financeiro, Waldir Morgado, o advogado Levy Rafael Alves Cornélio, Superintendente do PROCON Goiás, o psicólogo Bruno Jorge de Sousa, servidor do TJGO e doutor em psicologia.
Os participantes da Oficina, interessados em atendimento e repactuação de dívidas, foram encaminhados ao Núcleo de Atendimento do PROCON-GO, onde há um CEJUSC instalado em parceria com este Tribunal.
Oficina do Consumidor Consciente orienta sobre nova lei de superendividamento
A Central de Pautas Eletrônicas dos CEJUSCs (CEPACE) presta apoio à Secretaria Unificada do 1º e 2º Centros Judiciários da Comarca de Goiânia e ao 1º Centro Judiciário Virtual Regional do Interior, do qual fazem parte 23 (vinte e três) comarcas.
Objetivos:
Como Acionar
A unidade judiciária que deseja utilizar os serviços da CEPACE, deverá entrar em contato via e_mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A dinâmica consiste em realizar semanas de negociação, temáticas e periódicas (mensal) nos CEJUSC's, com grandes litigantes (Oi, Vivo, ENEL, Saneago etc) e audiências de conciliação e mediação temáticas, escolhidas de acordo com a natureza da ação, números de processos em tramitação e partes envolvidas, sempre priorizando as demandas em massa e de interesses sensíveis, por exemplo, as de família, o que, em consequência repercute positivamente no índice de produtividade e na efetiva prestação jurisdicional.
Objetivos
As negociações e audiências temáticas, estão sendo realizadas como projeto-piloto, no 1º e 2º CEJUSCs da Capital, com possibilidade de expansão para todo o Estado;
Os eventos, não comprometem a pauta regular das demandas existentes, considerando que são realizados em horários alternativos, de preferência no período matutino e na modalidade virtual;
Desde a implantação do projeto, em fevereiro de 2022, já foram realizadas cerca de 1.000 (mil) audiências.
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