A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a extensão do trabalho home office (teletrabalho) por tempo indeterminado, e a mudança brusca nas rotinas de trabalho dos servidores do Poder Judiciário goiano (embora com altos índices de produtividade), ocasionaram mudanças de toda natureza na vida de cada um. Desta forma, muitas dificuldades e sentimentos que surgiram com essas circunstâncias adversas decorrente de tempos incertos, como ansiedade, angústia, e até depressão, têm assolado os servidores, bem como grande parte da população mundial. Preocupado e atento a este fator de abalo emocional e psicológico devido à complexidade do momento atual, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, decidiu pela realização de um encontro motivacional virtual que acontecerá nesta quinta-feira (30), das 11 às 12h30, com o intuito de ajudar os servidores a cuidarem da saúde mental em meio a essa situação tão delicada, que tem afligido toda a sociedade. A iniciativa é inédita e este é o primeiro encontro desta natureza durante o período da quarentena e de regime de teletrabalho adotado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. 

Com a temática Inteligência Emocional, Autoestima e Atitude=Servidor Motivado, o encontro envolverá um rol de palestras com técnicos e profissionais de áreas diversas, como psiquiatria, psicologia, fisioterapia e musicoterapia, além de ministrações dos três juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás: Donizete Martins de Oliveira, Algomiro Carvalho Neto e Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas. Toda a organização e preparação do evento está a cargo da Equipe Interprofissional da Corregedoria e conta com o apoio do diretor do Centro Médico do TJGO, médico Paulo Henrique Fernandes Sardeiro. Neste momento inicial, o evento será restrito aos servidores da corregedoria.

A abertura, as boas vindas e a coordenação dos tempos estará sob a responsabilidade do juiz Aldo Sabino. A primeira palestra será feita pelo psiquiatra
Pedro Antônio Amador Júnior, que atende no Centro de Saúde do TJGO, e terá como tema a reorganização da rotina para ajudar na saúde psíquica. Na sequência, a fisioterapeuta Priscila Camargos, falará sobre a importância de se levar a ergonomia a sério no home office, enquanto, em seguida, a psicóloga Ana Paula Osório Xavier, integrante da Secretaria Interprofissional Forense da CGJGO, discorrerá acerca da importância do autocuidado para a saúde emocional.

A quarta palestra será ministrada pela musicoterapeuta Érica Fernandes, que abordará a comunicação não Violenta/CNV e home office. O último ciclo de palestras será procedido pelos juízes Algomiro Carvalho, cuja vertente será o “Novo Normal, e Donizete Martins que ressaltará o poder da gratidão. O encerramento e os agradecimentos finais serão feitos pelo juiz Aldo Sabino.

Desde o início do teletrabalho, o corregedor-geral tem transmitido constantes mensagens de encorajamento, apoio e estímulo aos servidores da CGJGO, uma vez que acredita ser essa a melhor forma de superar este momento, com união, incentivo, compreensão e solidariedade, sem deixar que o medo prevaleça e afete diretamente a saúde mental e emocional dos servidores.

“Estamos enfrentado juntos uma situação sem precedentes com a propagação da pandemia da Covid-19, demasiadamente delicada e complexa, de grande reaprendizado, onde precisamos, mais do que nunca, cuidar da nossa saúde mental e emocional, para administrar os medos e as angústias, crendo piamente que dias melhores logo chegarão. É tempo também de ter esperança, de superar as dificuldades, de uma conexão ímpar como jamais fizemos antes, apesar do isolamento. Só assim sairemos, não só emocionalmente e psicologicamente mais fortalecidos, mas, sobretudo, seres humanos melhores”, enfatizou o corregedor-geral. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Arte: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento de Programas da CGJGO)

  •    

    Ouvir notícia: