Com número recorde de inscritos, 192, o segundo Encontro Regional On-line, que teve início na manhã desta quarta-feira (1º) e é promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), superou as expectativas e contou com 176 participantes nas atividades de abertura ocorridas pela manhã. Nesta 8ª edição do evento, o Encontro Regional, que passou a ser realizado no formato on-line em decorrência da pandemia da Covid-19, envolve a 6ª Região Judiciária e tem Formosa como Comarca Polo. As mensagens iniciais ficaram a cargo dos juízes Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas,auxiliar da Corregedoria e coordenador dos Encontros Regionais, e Lucas de Mendonça Lagares, diretor do Foro da comarca de Formosa. 

Em nome do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, o juiz Aldo Sabino cumprimentou os presentes e agradeceu o apoio dos magistrados e servidores da 6ª Região Judiciária pelo apoio e participação expressiva no evento, além de falar um pouco sobre o desenvolvimento de novas habilidades neste período desafiador de isolamento social e de teletrabalho. “Temos uma missão a cumprir e esse período de adaptação ao trabalho remoto, mesmo com tantos desafios e demandas, proporciona um trabalho mais interativo e criativo que se abre para inúmeras possibilidades. O Encontro Regional On-line propicia essa oportunidade com uma nova dinâmica e uso de recursos digitais inteligentes nos aproximando, mesmo à distância, levando capacitação aos nossos servidores, promovendo reuniões institucionais voltadas para magistrados, servidores e cartorários e dando voz a quem necessita da Justiça na audiência pública”, salientou.

Ao falar sobre o Encontro Regional On-line, o juiz Lucas Lagares enalteceu a iniciativa da CGJGO na promoção do evento e disse ter convicção de que os três dias de realização serão produtivos e se darão com muito êxito. A seu ver, neste momento tão delicado, em tempos tão complexos para todos, é preciso ter espírito de colaboração e de superação para que sejam criados caminhos alternativos que propiciem a continuidade dos trabalhos prestados pela Justiça, que são essenciais a todos os cidadãos. “O Encontro Regional On-line é um exemplo positivo de que podemos nos superar com a união e o empenho dos servidores e magistrados que compõem o Poder Judiciário”, enfatizou.

Em um momento de descontração e acolhimento, foi feita a explanação de um painel motivacional pelas servidoras Daniela Botelho e Patrícia Magalhães, da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Com o tema “Todos Somos líderes - Como liderar com eficiência e sensibilidade em tempos de pandemia”, a atividade inicial contou com exercícios de relaxamento e reflexão, apresentação de vídeos inspiradores, resgate da identidade, formas de lidar com as atribuições profissionais e pessoais em tempos de distanciamento social e de teletrabalho, dentre outros. “Todos temos um DNA único e precisamos buscar sentimentos positivos de pertencimento e empatia cirando, assim, estratégias próprias para o enfrentamento da pandemia. A situação é angustiante, mas a forma de viver esse presente com força e equilíbrio é que vai definir o futuro”, ensina Daniela.

As atividades de abertura foram acompanhadas também pelo secretário-geral da CGJGO, Rui Gama da Silva, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da Corregedoria, e Wanessa Alves, diretora de RH do TJGO, além de servidores e magistrados que compõem a 6ª Região Judiciária. 

Alto número de capacitações 

As capacitações de hoje, que englobam o Processo Judicial Digital Cível (avançado), Centro Judiciário de Cidadania e Solução de Conflitos (Cejusc), Contadoria e PJD Cível (avançado) - Ferramentas e Estratégias para uma Gestão Eficiente, tiveram 241 participantes. Somente no PJD Cível (avançado) - Ferramentas e Estratégias para uma Gestão Eficiente o número chegou a 109 capacitandos.  O evento está sendo realizado através das plataformas eletrônicas “Zoom Meetings” e “Cisco Webex Meetings”, ferramentas de videoconferências voltadas para ambientes corporativos, que suportam reuniões com até 100 participantes. Todo o suporte é feito pela Diretoria de Tecnologia e Informação da CGJGO e a organização está sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Programas da Corregedoria.

Fazem parte da 6ª Região Judiciária, além de Formosa, as comarcas de Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Campos Belos, Cavalcante, Flores de Goiás, Iaciara, Padre Bernardo, Planaltina, Posse e São Domingos. O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontro Regional, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a implementação do trabalho remoto no âmbito do Poder Judiciário, a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Edição de foto: Hellen Bueno – Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

  •    

    Ouvir notícia: