Um total de 168 participantes e um número recorde de inscrições nas oficinas de capacitação (239 até o dia de hoje) marcaram a abertura do 9º Encontro Regional, o terceiro no formato on-line, na manhã desta quarta-feira (12). Promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial Goiás (Ejug), que é responsável pelas certificações, o evento abrange a 5ª Região Judiciária e tem Rio Verde como Comarca Polo. 

Ao saudar os magistrados e servidores que compõe a 5ª Região Judiciária, em nome do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da CGJGO e coordenador do Programa Encontro Regional, falou sobre a inviabilidade de realizar os encontros de forma presencial nas regiões com a pandemia da Covid-19 e reforçou a importância do evento que, mesmo de forma virtual, tem alcançado o objetivo precípuo, capacitando os servidores e discutindo as postulações de magistrados, dos servidores e dos cidadãos, ampliando o leque de acesso à Justiça.

“Estamos abertos para ouvir, orientar, apoiar. Temos hoje uma outra realidade com a pandemia, mas podemos nos superar e tirar proveito de tudo isso com o uso dos recursos tecnológicos, com boa vontade e espírito de colaboração. Nosso encontro acontece em etapas que englobam capacitações, reuniões institucionais, audiências interna e externa e juntos atingiremos nosso fim que é prestar um atendimento de excelência a todos os que buscam e precisam do Judiciário”, enfatizou.

Na sequência, o juiz Rodrigo Brustolin, diretor do Foro de Rio Verde, também cumprimentou todos os presentes e agradeceu a equipe da CGJGO pelo apoio e acolhimento na promoção do encontro, especialmente aos magistrados e servidores da 5ª Região Judiciária pelo engajamento refletido no índice expressivo e histórico de inscrições. “O número de inscrições para este evento superou todos os encontros regionais realizados anteriormente, o que demonstra comprometimento, responsabilidade e sensibilidade dos nossos magistrados e servidores na melhor prestação jurisdicional”, acentuou.

Em breves palavras, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas (DPP) da CGJGO, também prestou agradecimentos a todos os envolvidos no encontro e à parceria estabelecida com a Ejug, fazendo ainda uma menção especial à live inédita que acontecerá nesta quinta-feira (13) com transmissão ao vivo pelo canal da DPP no YouTube, para debater as audiências não presenciais e cujo palestrante será o juiz Aldo Sabino.

Diminuindo distâncias e aprendendo sobre autogestão

Discorrendo de forma especial e sensível sobre o desafio de diminuir a distância entre as pessoas em tempos de isolamento social, foi apresentado um painel motivacional pelas servidoras Daniella Botelho e Patrícia Magalhães, integrantes da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. As duas servidoras, que falaram em nome da diretora de RH do TJGO, Wanessa Alves, agradeceram mais uma vez a Corregedoria pela oportunidade e lembraram que é preciso uma mudança significativa de dentro para fora para tornar os dias mais leves e produtivos em tempos tão complexos, que demandam sobrecarga de trabalho e inúmeras preocupações e angústias.

Com a temática “Todos Somos líderes - Como liderar com eficiência e sensibilidade em tempos de pandemia”, a exposição aliou atividades de relaxamento e reflexão, denominado “momento presença”, apresentação de vídeos inspiradores, autoliderança, resgate da identidade, formas de lidar com o stress no home office, organizações de tarefas e atitudes positivas diante dessa situação diferenciada experimentada por servidores e magistrados. “É importante pensar em como equilibrar a vida pessoal com a profissional sem perder o foco, refletir em sobre como estamos aproveitando nosso tempo e como podemos trabalhar a autoliderança com mais eficiência, autogestão e sensibilidade. Mudança é, sem dúvida, a palavra de ordem e precisamos nos adequar a esses tempos da melhor forma possível”, ensina Daniella.

Oficinas de capacitação

Nesta quarta-feira (12), com a abertura do 3º Encontro Regional On-line, as primeiras capacitações do dia foram em Processo Judicial Cível (PJD), Centro Judiciário de Cidadania e Solução de Conflitos (Cejusc) e Contadoria. À tarde, os servidores da 5ª Região Judiciária recebem qualificação no PJD Cível (avançado) - Ferramentas e Estratégias para uma Gestão Eficiente. Além de Rio Verde, outras 13 comarcas integram a 5ª Região Judiciária: Acreúna, Cachoeira Alta, Caçu, Itajá, Jataí, Maurilândia, Mineiros, Montevidiu, Paranaiguara, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás, Serranópolis e São Simão.

O evento acontece por meio das plataformas eletrônicas Zoom Meetings e Webex Cisco Meetings, cuja coordenação está sob a responsabilidade da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO.

O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontro Regional, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia da Covid-19 e a implementação do trabalho remoto no âmbito do Poder Judiciário, a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/ Edição de imagem: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

Fale conosco sobre esta página