A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás promoverá nesta quinta-feira (26), às 14 horas, uma audiência pública virtual, pela plataforma Zoom Meetings através do link (ID: 838 3352 9207  / Senha: AdPerit20@), para apresentação das inovações e modificações introduzidas no Banco de Peritos pelo Provimento nº 38, da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás. O responsável pela coordenação-geral do evento é o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da CGJGO. 

O objetivo do evento é, ao mesmo tempo, apresentar as melhorias e inovações desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação no Sistema do Banco de Peritos, e sanar eventuais dúvidas sobre as novas funcionalidades e a forma de sua utilização pelos magistrados, servidores, advogados e peritos, já que o referido provimento entrará brevemente em vigor. A organização está a cargo da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO.

Em 5 de fevereiro deste ano, com a participação maciça dos peritos judiciais de todo o Estado, o aprimoramento do Sistema do Banco de Peritos da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás foi objeto de discussão também por meio de audiência pública (na época presencial, promovida antes da pandemia da Covid-19).

Como funciona a perícia judicial

O perito, expert hábil em determinada ciência ou atividade, é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

Existem muitos tipos de perícias judiciais, todas podem ser decisivas dentro de um processo, uma vez que tem grande peso na decisão do juiz, que fará uma análise dos fatos de forma imparcial e neutra. A prova judicial (produzida através da perícia) é relativa ao “Processo de Conhecimento” estabelecido no artigo 420 do Código de Processo Civil, e consiste em exame, vistoria e avaliação. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado e Goiás/Edição de arte: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

  •    

    Ouvir notícia: