Com a tônica do engajamento, da parceria e do espírito colaborativo, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, abriram a 10ª edição do Encontro Regional On-line da 12ª e 13ª Regiões Judiciárias, a 4ª da atual gestão, na manhã desta quarta-feira, 20. O encontro é realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (EJUG).

Manifestando profundo apreço, admiração e respeito pelo trabalho célere e probo desempenhado pelo desembargador Carlos França à frente do TJGO, o corregedor-geral iniciou sua fala engrandecendo a sua capacidade administrativa e dedicação constantes. “Somos testemunhas da dedicação e da vontade de trabalhar do desembargador Carlos França em favor dos jurisdicionados, um magistrado muito dinâmico, sem máculas na carreira. Conte sempre com nosso apoio e solidariedade”, externou.

Segundo Nicomedes Borges, o Encontro regional On-line vem se afirmando como um grande laboratório de ideias, de ações e de caminhos para soluções ímpares com o fim de dar mais celeridade à atividade jurisdicional e acessibilidade do cidadão à Justiça, trazendo ao conhecimento de magistradas e magistrados, servidoras e servidores, de operadores de Direito e do público em geral, práticas inovadoras, experimentadas e sentidas, rompendo as amarras da inércia.

“Dessa forma vislumbramos, na prática, a possibilidade de que a prestação jurisdicional pode ocorrer sob um olhar diferenciado, com a utilização de novas ferramentas tecnológicas, aptas a consolidar o Poder Judiciário num patamar de maior grandeza e de sólida afirmação social”, enfatizou.

A seu ver, os velhos e novos tempos de visão, decorrentes das experiências vividas anteriormente no âmbito presencial e no atual momento com a pandemia da Covid-19 e de suas variantes, são uma simbiose que permitiu ao Judiciário avançar com segurança. “Enveredamos pelo caminho necessário em buscas de novas alternativas, em um presente que nos acena para novos desafios, que precisam ser enfrentados com destemor e energia, com a adoção de medidas arrojadas”, pontuou.  

As quase 4 mil participações, que incluem um leque de capacitações, nas quatro atuais edições do projeto, contemporâneo e transformador, na visão do corregedor-geral, são uma demonstração de uma corrente de comprometimento superior, fruto do esforço concentrado das valorosas equipes da CGJGO e TJGO, sempre atuando de forma uníssona e harmônica, sem ceder aos obstáculos.

“Urge, pois, que avancemos, nos dispondo a ouvir sempre, e reflitamos sobre a importância dos vários temas tratados neste evento de suma importância para toda a sociedade, agindo na busca por melhorias à coletividade. É tempo de mudança, tempo de despertar, tempo de considerar o ser humano em si e o bem comum da comunidade, tempo de sonhar e concretizar a Justiça que tanto almejamos”, assegurou.  

Atuações exemplares e o trabalho como resposta à sociedade

Sempre fazendo questão de prestigiar os encontros regionais, o presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, reforçou mais uma vez o momento de interatividade e aprimoramento propiciado pelo evento às magistradas e magistrados, servidoras e servidores. Ele parabenizou ainda a atuação dinâmica e exemplar da Corregedoria e da Ejug, representadas pelos desembargadores Nicomedes Borges e Delintro Belo de Almeida, diretor da Escola.

“Com o Encontro Regional temos uma real oportunidade de trocar experiências produtivas e profícuas, de nos aprimorarmos, de participarmos de debates de alto nível, de sair com maiores informações para buscarmos uma melhor prestação jurisdicional. Parabenizo a todos pela iniciativa, especialmente a essa Corregedoria atuante, parceira, comandada com tanta maestria pelo desembargador Nicomedes. Este órgão censor que antes tinha o papel de corrigir, sancionar, cobrar, hoje caminha lado a lado com magistrados e servidores, de forma cooperativa, sem perder a firmeza, quando necessário. A Presidência do TJGO estará sempre à disposição dos nossos magistrados es servidores, trabalhando incessantemente em prol da sociedade”, ressaltou.

Com relação ao trabalho desempenhado pelo Judiciário goiano, o presidente do TJGO frisou que tem valorizado os magistrados e servidores e que todas as atividades são exercidas com esmero e esforço dentro da normalidade e da legalidade, honrando a  judicatura.

“A prova maior do empenho dos nossos magistrados é o sacrifício do convívio familiar, já que muitos respondem por comarcas distantes, a exemplo dos anfitriões, na maioria das vezes comprometendo a saúde devido a exaustiva e enorme carga de trabalho. Sempre responderemos com trabalho, dedicação e altos índices de produtividade, estatisticamente comprovados”, acentuou.



Significado especial


Nas saudações iniciais, o juiz Altair Guerra da Costa, auxiliar da Corregedoria e coordenador geral dos Encontros Regionais, expressou seu carinho e emoção por estar à frente de um evento que abrange duas regiões que fizeram parte da sua infância e adolescência, assim como um período da carreira, já que foi juiz em Estrela do Norte, primeira comarca onde atuou. “Esse encontro tem um significado especial para mim porque, de certa forma, me remete ao passado, aos tempos da infância e adolescência quando morei em Mara Rosa. Também iniciei como juiz em Estrela do Sul e posso afirmar que o povo dessas regiões é muito simples, humilde e acolhedor”, enalteceu.

No que se refere ao encontro, Altair Guerra lembrou que nos três dias de evento haverão capacitações, debates, reuniões institucionais para aperfeiçoar a atividade jurisdicional, e a discussão de problemas e questões que afligem os profissionais que compõem o sistema de Justiça. “Estamos aqui para ouvir todos os apelos e ponderações por meio de uma conversa franca, amiga e propositiva”, realçou.  

Os anfitriões do evento, juízes Fernando Moreira Gonçalves, diretor do Foro de Uruaçu,   Geovana Mendes Baia Moisés, diretora do Foro de Uruaçu, agradeceram a oportunidade das duas comarcas sediarem o evento e também destacaram as gestões ativas e dinâmicas dos desembargadores Carlos França e Nicomedes Borges.

“Este encontro é salutar, temos capacitações excelentes e o privilégio de ouvir os problemas da comarca desta região, que demanda uma atenção especial. Contamos com a efetiva participação das magistradas e magistrados, servidoras e servidores das duas comarcas polo em uma gestão proativa que vem somar ao TJ e honrar a imagem do Poder Judiciário”, elogiou.



Portas abertas

Por sua vez, Geovana Baía, disse que o encontro representa a democracia do Judiciário que abre suas portas para a participação da sociedade, primando por uma gestão participativa, cooperativa e inovadora. Nosso presidente tem demonstrado em tão pouco tempo todo o seu vigor, que é contagiante. Me sinto honrada de ter à frente da Casa da Justiça um presidente compromissado, atento e humano que merece todo o nosso respeito e solidariedade.  É muito importante que exista esse espírito de cooperação, pois  não se faz uma Justiça efetiva e célere sem a participação de todos”, afirmou.   



Também participaram da abertura do evento os juízes Ricardo Dourado e Gustavo Assis Garcia, auxiliares da CGJGO, as secretárias gerais tanto da Presidência do TJGO quanto da Corregedoria, Dahyenne Mara Martins Lima Alves e Helenita Neves de Oliveira e Silva, os servidores Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, que conduziu os trabalhos, e Wanessa Alves, diretora de Recursos Humanos do TJGO,  Flávia Osório, coordenadora pedagógica da Ejug, Fabrício Duarte Sousa, presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), e Moizés Bento dos Reis, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojusgo), além de magistrados e servidores que compõem as 12ª e 13ª Regiões Judiciárias.

Olhar interior com o painel ativacional

Sequencialmente, foi apresentado, de forma sensível e informal, um painel ativacional pelas servidoras Daniella Botelho e Patrícia Magalhães, integrantes da Diretoria de Recursos Humanos do TJGO. “Vamos ser mutuamente ativados com essa troca de conhecimentos, vivendo a comunicação, com o privilégio de nos integrarmos, expondo nossas opiniões, fazendo a diferença em prol de toda sociedade”, enfatizaram.  

Na ocasião, em um momento de descontração, ambas fizeram uma exposição de um mapa de autoavaliação sistêmico que remete a atitudes positivas para conquistar a felicidade. “Precisamos de um momento de leveza, dentro da rotina é necessário estabelecer um tempo para o lazer social. O grande segredo da vida está na forma como lidamos com os nossos relacionamentos e o tempo que dispensamos para servir o outro. Devemos enxergar com profundidade quais pilares de vida são realmente importantes, refletir sobre o que precisamos melhorar, olhar para os rios que fluem do coração, estipular planos de ação imediatos e deixar tudo para depois”, ensinaram.

As duas integrantes do RH também apresentaram uma pesquisa sobre o que impacta na busca pela felicidade com o uso da psicologia positiva. “As dificuldades são passageiras e  precisamos para sermos mais felizes prestar atenção nos limites estabelecidos, nas circunstâncias externas e no controle voluntário, conforme mostra esse estudo vindo de especialistas renomados mundialmente”,  focaram.  

Além do painel ativacional, foi oferecida às servidoras e servidores da 12ª e da 13ª Regiões Judiciárias, na sequência, a capacitação da Ejug com a temática "Liderar é Servir".

Sobre a 10ª edição do Encontro Regional On-line    

Nesta 10ª edição, o Encontro Regional On-line da 12ª e 13ª Regiões Judiciárias conta com 11 capacitações dos servidores da Justiça, tanto no período da manhã quanto no da tarde.

Estão inclusos nesse rol o Processo Judicial Digital (PJD - Cível e Criminal), o Proad, o Extrajudicial 1 e 2, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o SEEU, bem como as "Boas Práticas dos Conselhos de Comunidade", "Atualização para os Assessores de Primeiro Grau", e Gestão das Unidades Judiciárias - Atualizações do Sistema Controle.

Integram a 12 e a 13ª Regiões Judiciárias, além de Porangatu e Uruaçu, as seguintes comarcas: Estrela do Norte, Formoso, Minaçu, São Miguel do Araguaia, Campinorte, Mara Rosa e Niquelândia.

Desdobramentos

O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontros Regionais, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no ano de 2020, a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line valendo-se, para tanto, do uso de ferramentas tecnológicas e recursos digitais, de maneira que as capacitações, palestras, reuniões e audiências públicas, ocorressem no formato de videoconferência, possibilitando, portanto, a efetivação integral do evento em ambientes virtuais.

O evento é promovido através da plataforma eletrônica “Zoom Meetings”, ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos, com amplo suporte tanto da Diretoria de Tecnologia da Informação da CGJGO, quanto da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJGO (antiga Diretoria de Informática do TJGO), durante toda a sua realização. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás/ Prints e edição de imagens: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: