Em sua 11ª edição no formato on-line, o Encontro Regional On-line da 10ª Região Judiciária, que tem como Comarca Polo Iporá e é o último realizado neste ano de 2021, foi aberto na manhã desta quarta-feira, 1º, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, e pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges. Este é o quinto encontro, no formato on-line, promovido pela atual gestão da  Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (EJUG).

Saudando todos os presentes, o presidente do TJGO, reforçou mais uma vez a honra que sente em participar ativamente de todos os encontros regionais ao lado do corregedor-geral e ressaltou que o evento é fundamental para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

“O Encontro Regional, principalmente no formato on-line, que tem um alcance ainda maior, é um instrumento de suma importância para alcançarmos uma melhor prestação jurisdicional, saudável, correta e justa, como sempre almejamos e temos como finalidade precípua. Mas nada disso seria possível sem o empenho incessante e a dedicação das nossas magistradas e magistrados, servidoras e servidores”, frisou, enaltecendo as magistradas e magistrados, bem como as servidoras e servidores goianos, que, segundo pontuou, possuem um dos índices mais altos de produtividade do País.

Iniciando sua fala com os cumprimentos iniciais a todos os participantes do encontro, especialmente ao colega desembargador Carlos França, com quem possui uma enorme sintonia, o corregedor-geral discorreu sobre a importância de aproximar o Judiciário da sociedade em tempos de inovação e superação, relembrando ainda os desafios enfrentados no decorrer deste ano quando assumiu o órgão censor, em fevereiro de 2021, e precisou lidar com um dos altos picos da pandemia da Covid-19.

“É um prazer estar ao lado do nosso dinâmico presidente, convicto de que a celeridade, a comunicação transparente de todos os atos da Justiça e a efetiva e humanizada prestação jurisdicional são ferramentas primordiais desta gestão, tanto por parte da Corregedoria quanto da Presidência desta Corte, com base na eficiência que temos perseguido, tendo-se como premissa de que, no âmbito externo, deve-se buscar cada vez maior aproximação entre o Judiciário e a sociedade civil. Não só nos reinventamos, fomos além, pois combatemos o bom combate com coragem e dedicação, nem por um só dia, o cidadão se viu privado do acesso à Justiça, que teve seu leque ampliado com o uso da tecnologia mesmo nas regiões mais distantes do Estado”, acentuou.

Revolução digital: caminho sem volta

Para Nicomedes Borges, o processo eletrônico na Justiça é um caminho sem volta e é evidente o acréscimo de produtividade que a informatização trouxe ao cotidiano do  trabalho prestado pelo Judiciário à sociedade. “Não há exemplo melhor que o Encontro Regional On-line que já contabiliza quase 11 mil participações desde o seu início, quase 5 mil somente na minha administração, no decorrer deste ano”, evidenciou.  

A seu ver, é preciso avançar no próximo ano com uma prestação jurisdicional mais célere e antenada com a população, de acordo com as suas prioridades. “O aceleramento da vacinação no nosso País já nos permite ter uma perspectiva de que possamos retomar uma dinâmica mais próxima da normalidade com a qual já estávamos acostumados em 2022”, observou.

Boas práticas e respeito à cidadania plena

De acordo com ele, o Poder Judiciário precisa ser viável e forte, respeitando plenamente a cidadania, auxiliando na disseminação de boas práticas e, mais do que isso, sendo agente efetivo da mudança experimentada pela sociedade.

“Vivemos um tempo em que a instantaneidade das comunicações já não permite a existência de torres de marfim. Não há espaço para instituições fechadas, impermeáveis à opinião pública. Precisamos ser pilares de apoio da sociedade, que sempre confiou a nós a resolução de seus conflitos de interesses, sendo, assim, instrumentos de coesão social.  Essa é a nossa missão precípua. Prestar a boa justiça, irmanar-se à comunidade e servi-la mais e melhor”, enfatizou.



Discussões profícuas e mudanças diárias

Satisfeito com o resultado dos encontros e com a parceria estabelecida com todos os envolvidos na realização do evento, o juiz Altair Guerra da Costa, agradeceu a colaboração dos colegas, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, que compõem a 10ª Região Judiciária, e reiterou a extrema importância das discussões e debates ocorridos acerca das demandas que afligem as unidades judiciárias durante os três dias da sua promoção, assim como os cursos e oficinas de capacitação, reuniões institucionais e audiência pública.

“Especialmente em momentos de tantas transformações, em que sofremos diárias mudanças, esse encontro representa, em sua essência, como estamos imbuídos desse espírito público e o quanto isso impacta na prestação jurisdicional”, focou.     

Aproveitando a oportunidade, o magistrado fez uma menção elogiosa aos colegas que compõem a comarca de São Luís de Montes Belos pela disposição e boa vontade no recebimento do acervo decorrente de Ivolândia. Também anunciou o pioneirismo da autoinspeção como instrumento de gestão, que será apresentada durante a Capacitação Gestão das Unidades Judiciais – Atualizações do Sistema Controle, nesta quinta-feira, 2.  

 

Já o anfitrião do evento, juiz João Geraldo Machado, diretor do Foro de Iporá, lembrou que a comarca polo integrante das 10ª Região Judiciária foi a primeira a sediar o Encontro Regional On-line em 2020 e sublinhou que o momento propiciado é de aprendizado e troca de experiências e de aproximação com magistradas e magistrados, servidores e servidores e a comunidade em geral. O magistrado evidenciou ainda a mudança pela qual a Corregedoria, antes um órgão visto como meramente punitivo, passou a ser orientativo e colaborativo.

“Hoje recebemos orientação e apontamento de rumos a serem tomados no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional por parte da Corregedoria. É uma transformação positiva, revolucionária e os encontros regionais, na minha opinião, se materializam justamente sob esse novo viés”, relevou.

Inteligência emocional: crescendo de dentro para fora

Em um momento especial, de interatividade e sensibilidade, foi apresentado, na sequência, um painel ativacional pelas servidoras Daniella Botelho e Patrícia Magalhães, integrantes da Diretoria de Recursos Humanos do TJGO. “Vamos ser mutuamente ativados com essa troca de conhecimentos, vivendo a comunicação, com o privilégio de nos integrarmos, expondo nossas opiniões, fazendo a diferença em prol de toda sociedade”, enfatizaram.  

Em uma exposição do mapa de autoavaliação sistêmico que remete a atitudes positivas para conquistar a felicidade, ambas deixaram claro que é preciso trabalhar a inteligência emocional, fazer o bem, servir ao próximo e buscar o melhor de sei mesmo numa retrospectiva de “dentro para fora”.

“Estamos hoje conectados, prontos para a ativação dos nossos sentidos mais agudos. Precisamos ser propagadores do bem, descobrir o que nos faz feliz, de dias de leveza. O grande segredo da vida está na forma como lidamos com os nossos relacionamentos, isso deve ser enxergado com um olhar interior, que nos permitirá saber exatamente onde devemos melhorar”, ensinaram.

Presenças

Também participaram da abertura do evento os juízes Ricardo Dourado e Gustavo Assis Garcia, auxiliares da CGJGO, Helenita Neves de Oliveira e Silva, secretária geral da Corregedoria, os servidores Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, que conduziu os trabalhos, Wanessa Alves, diretora de Recursos Humanos do TJGO, e Flávia Osório, coordenadora pedagógica da Ejug.

Capacitações e retrospectiva

Além do painel ativacional, será oferecido às servidoras e servidores da 10ª Região Judiciária nesta tarde, das 16 às 18 horas, a capacitação da Ejug com a temática "Liderar é Servir". Outras capacitações de hoje são Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Processo Judicial Digital (PJD - Cível), Proad,  SEEU, além das Boas Práticas dos Conselhos de Comunidade das Comarcas.  

O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontros Regionais, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no ano de 2020, a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line valendo-se, para tanto, do uso de ferramentas tecnológicas e recursos digitais, de maneira que as capacitações, palestras, reuniões e audiências públicas, ocorressem no formato de videoconferência, possibilitando, portanto, a efetivação integral do evento em ambientes virtuais.

Integram a 10ª Região Judiciária, além de Iporá, as seguintes comarcas: Aragarças, Aurilândia, Caiapônia, Fazenda Nova, Israelândia, Paraúna, Piranhas, Montes Claros de Goiás, São Luís de Montes Belos. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás/Edição de imagens: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)   
 

  •    

    Ouvir notícia: