A Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug) promoverá, de forma on-line, no dia 8 de fevereiro, às 8h30, o lançamento de três livros produzidos a partir da experiência de assistentes sociais, pedagogas e psicólogos (as) servidores(as) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e que tratam do campo teórico e prático dessas áreas do conhecimento no âmbito do Poder Judiciário. As inscrições já estão abertas a partir desta quinta-feira, 20, pelo link, com 300 vagas disponíveis. O evento ocorrerá através da plataforma eletrônica Zoom Meetings, ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos.

O objetivo do evento é incentivar a qualificação profissional e a produção científica por servidores do TJGO e facilitar a disseminação do conhecimento acerca das contribuições  da atuação técnica de servidores do Poder Judiciário. Na ocasião, será lançado o livro Psicologia e Serviço Social: referências para o trabalho no Judiciário, organizado pela assistente social Rosângela Aparecida Lima e pelo psicólogo  Jonathas  Ferreira Santos,  com a participação dos(as) assistentes sociais: Maria Nilva F. S. Moreira, Gustavo  Wendel de Andrade Rodrigues, Letícia Campos Braga, Rosângela Aparecida Lima, Genoclécia Márcia Mafra da Rocha, Dorivânia Amaral de Oliveira, Érica Novaes Porto, Thamires Pereira Flora, Ingred Estefany M. dos Santos, Marta Maria Ramos M.  Cavalcanti, Pablo Franklin  da Silva e dos(as) psicólogos(as): Jonathas Ferreira Santos, Vanessa Anjo dos Santos, Rodrigo Rosa de Souza e Aline Alves Guimarães.

As outras duas obras a serem lançadas são Pedagogia Jurídica: contribuições do pedagogo em Varas de Infância e Juventude, de autoria de Cyntia A. de Araújo Bernardes, pedagoga lotada na Divisão Interprofissional Forense e CEJAI da CGJGO; e  Pedagogia Jurídica no Brasil: questões teóricas e práticas de um  campo  em  construção, coletânea de artigos dentre os quais são autoras as pedagogas atuantes em áreas diversas do TJGO: Cindy Michelle Da Silva, Cyntia A. De Araújo Bernardes,  Laylla Nayanne Dias Lopes, Flávia Osório Silva, Marly Alves Rocha e Milene De Oliveira Machado Ramos Jubé.   

Palestrantes, Macrodesafio 10 e Meta 8

São palestrantes convidados o doutor Leonardo Severo, da Universidade Federal da Paraíba), Talita Medeiros de Araújo, do Tribunal de Justiça da Paraíba, e a juíza Maria Socorro de Sousa A. da Silva, da Infância e Juventude de Goiânia, além de assistentes sociais, psicólogos (as) e pedagogas autoras/servidoras do TJGO. O evento é voltado especialmente aos servidores das Equipes Interprofissionais Forenses, magistrados, operadores do Direito, pesquisadores em pedagogia, psicologia e serviço social, Conselhos/ Associações de Classe (CRP,  CRESS e ANPEJUD).

A iniciativa faz parte do Macrodesafio 10, que dispõe sobre o aperfeiçoamento da gestão de pessoas e atende a Meta 8, do Plano de Gestão da CGJGO), que visa promover 12 ações de capacitação voltadas ao desenvolvimento do potencial humano, habilidades técnico-profissionais e socioemocionais. O projeto está sob a coordenação geral do juiz Gustavo Assis Garcia, que também comanda a pasta relacionada aos trabalhos desempenhados pela Divisão Interprofissional Forense da Corregedoria.  


Retrospectiva histórica

A inserção, por meio de concurso público, de profissionais das áreas da Pedagogia, Psicologia e Serviço Social para atuarem na primeira instância do Poder Judiciário goiano teve início em 2006 e se intensificou a partir de 2014 quando foram estruturadas as Equipes Interprofissionais Forenses em todo o Estado e criada a Secretaria Interprofissional Forense.

Desde então o trabalho foi se estruturando e passou a ser também objeto de estudo e pesquisa dos próprios servidores, resultando em publicações científicas de peso, como as respectivas obras com lançamento previsto em breve. Inicialmente, compostas por assistentes sociais e psicólogos passou a incluir também pedagogos em sua composição a partir de 2015.

Destaque nacional

Atualmente, Goiás possui 43 assistentes sociais, 44 psicólogos e 18 pedagogas atuantes em equipes interprofissionais forenses, ou seja, no assessoramento técnico especializado aos magistrados do 1º Grau de Jurisdição, além daquelas lotadas na Ejug, na Creche do Poder Judiciário, na Junta Médica do TJGO, no Centro de Memória do Poder Judiciário de Goiás e outros setores nos quais os conhecimentos dessas áreas têm sido requeridos e valorizados.

No tocante aos pedagogos, o TJGO, de acordo com pesquisa nacional publicada por Silva e Silva  (2021), foi o primeiro Estado do País a recrutar profissionais da pedagogia  na Região Centro-Oeste e é o terceiro com o maior quantitativo de pedagogos inseridos em seus quadros profissionais, em especial, na composição de Equipes Interprofissionais Forenses, em cumprimento à definição do Provimento nº 36/2014, do Conselho Nacional de Justiça. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Edição de imagem: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO/ Arte: Escola Judicial de Goiás - EJUG)

  •    

    Ouvir notícia: