Representando o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, participa nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) do 89º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que também integra o 1º Fórum Nacional Fundiário com o tema “Corregedorias como instrumento de cidadania e transformação social”. Sediado pelo Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul,  o evento acontece em Campo Grande (MS). 

A abertura oficial foi realizada nesta quinta-feira (18), no Bioparque Pantanal,  também conhecido como Aquário do Pantanal, recentemente inaugurado na capital mato grossense, em solenidade que reuniu os desembargadores Luiz Tadeu Barbosa Silva, corregedor-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul,; Etelvina Maria Sampaio Felipe, presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, Carlos Eduardo Contar, presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, além de demais autoridades.

Buscando a inovação em prol da cidadania e uma maior aproximação do Judiciário com a sociedade, o juiz federal em Minas Gerais, Carlos Henrique Borlido Haddad, professor, mestre, doutor e pós-doutor em Direito, proferiu a palestra que abriu o evento abordando “A revolução da Gestão Judicial: Um futuro desejado”.

De forma a promover a troca de experiências, durante os dois dias ainda ocorrerão diversos painéis como “O papel das Corregedorias no enfrentamento à litigância predatória”, com o juiz Felipe Albertini Nani Viaro, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

As explanações diversas debatem ainda o “Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero: Um olhar atento para a prevenção da violência institucional contra a mulher”, com a juíza Julianne Freire Marques, secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e que, na ocasião, representa a juíza Renata Gil Alcantara Videira, presidente do órgão; e a “Regularização Fundiária Rural com ênfase na Amazônia Legal”, com Rafael Zavala, representante da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) no Brasil, dentre outros relevantes temas. Ao final do encontro, será elaborada a Carta de Campo Grande com as principais deliberações do evento. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás com informações do site do CCOGE)

 

  •    

    Ouvir notícia: