Com o Auditório José Lenar de Melo Bandeira completamente lotado, foi realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, com grande êxito, na tarde desta quinta-feira, 26, a solenidade para a entrega da Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas (Honor Merit) a dez homenageados, dentre eles o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França. A abertura foi conduzida pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges. A comenda foi concedida em razão dos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e pela contribuição significativa para o sucesso dos trabalhos correicionais.

Além do chefe do Poder Judiciário, também foram homenageados os desembargadores Jeronymo Pedro Villas Boas e Camila Nina Erbetta Nascimento; o juiz Altair Guerra da Costa, substituto em segundo grau; os juízes  auxiliares da CGJGO, Marcus Vinícius Alves de Oliveira, Ricardo Silveira Dourado e Gustavo Assis Garcia;  a secretária-geral da CGJGO, Helenita Neves Oliveira e Silva; 6º vice-presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais, Bruno Quintiliano Silva Vieira; e o presidente da Associação dos Titulares de Cartórios (ATC-GO), Igor França Guedes.  

Em sua saudação, o corregedor-geral agradeceu primeiramente todo o apoio dispensado pela Presidência do TJGO durante a sua gestão à frente do órgão censor, bem como aos colegas magistrados (as), servidores (as), cartorários (as) e atores do sistema de Justiça. Muito feliz e com o sentimento de dever cumprido, Nicomedes Borges, cumprimentou cada homenageado (a) ressaltando a importância de conceder essa honraria a todos que prestaram serviços de excelência ao Poder Judiciário, contribuindo, efetivamente, para o seu engrandecimento.

“A concessão da Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas representa o resultado de um trabalho que marca o Judiciário goiano e mescla intensa dedicação e esforço em prol da sociedade. Cada pessoa escolhida para receber essa comenda nessa solenidade, dentre eles meu dileto amigo desembargador Carlos França, além de magistrados (as) e cartorários, merece essa homenagem. Esse evento encerra minha gestão com 'chave de ouro'. Nutro imensa gratidão por esses dois anos tão produtivos e excepcionais, momentos como esse levarei comigo nas minhas melhores recordações”, acentuou.

 

Já o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, enalteceu a iniciativa da Corregedoria de instituir uma condecoração de nível tão elevado e fez um tributo ao desembargador Homero Sabino de Freitas relembrando sua figura ímpar, seu amor pelo Poder Judiciário e a forma proativa com que trabalhava, cobrando sempre dos colegas magistrados e servidores  um serviço de qualidade, dinâmico e eficiente em todos os sentidos. Ele também fez questão de ressaltar a parceria profícua com a Corregedoria e frisou que se trata de um órgão fundamental para o êxito do Judiciário como um todo.

“A importância dessa comenda também é atribuída à própria história do Poder Judiciário, pois o desembargador Homero Sabino de Freitas faz parte dessa trajetória e foi um homem  visionário que lutou e trabalhou com muita responsabilidade e afinco na nobre missão de tornar o Judiciário goiano mais eficiente. Minhas palavras hoje são de agradecimento e reconhecimento a esse legado excepcional e também à cooperação imprescindível da Corregedoria, um dos órgãos mais importantes desta Casa. Os resultados positivos alcançados pelo Tribunal goiano também são fruto desse trabalho conjunto e do desempenho exemplar da equipe do desembargador Nicomedes Borges nessa gestão. A todos os que estão aqui sendo homenageados, que ombrearam essa administração, minha eterna gratidão”, pontuou.

Mesa diretiva

Compuseram a mesa diretiva além do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e do corregedor-geral, desembargador Nicomedes Borges; o vice-presidente do TJGO, desembargador Zacarias Neves Coelho; corregedor-geral eleito,  desembargador Leandro Crispim; diretor do Foro de Goiânia e, na ocasião, representando a Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juiz Heber Carlos de Oliveira; vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) Talita Silvério Hayasaki; e o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Lúcio Flávio de Souza.

Participaram ainda da homenagem diversos magistrados (as), entre eles as desembargadoras Sandra Regina Teodoro Reis e Carmecy Maria Rosa de Oliveira desembargadores e Anderson Máximo de Holanda; o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO e filho do desembargador Homero Sabino de Freitas; o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo Dutra; a magistrada Marina Cardoso Buchdid, futura juíza auxiliar da Presidência do TJGO, o juiz Ricardo Luiz Nicoli, escolhido diretor do Foro de Goiânia no biênio 2023/2025; juízes Liciomar Fernandes e Avenir Passo de Oliveira; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a diretora de Obras do TJGO,  Cybelle Saad Sabino de Freitas, filha do desembargador Homero Sabino; familiares dos homenageados; diretores e servidores da Presidência do TJGO e da CGJGO, além de autoridades diversas e representantes do Extrajudicial.

Sobre a Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas

A Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas foi instituída no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás por meio do Provimento nº 93, de 30 de novembro de 2022. Assim que foi criada, como forma de homenagem, a figura do desembargador Homero Sabino que ocupou todos os cargos de gestão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, com um legado marcado pela proatividade, modernidade, celeridade e devoção à magistratura goiana, foi relembrada e ovacionada na honraria prestada em 29 de novembro do ano passado pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, juízes auxiliares da Corregedoria e membros da Comissão de Legislação e Controle de Atos Normativos (CAN).

A iniciativa surgiu diante da necessidade de institucionalizar na Corregedoria-Geral da Justiça a exaltação de mérito, a dedicação e os relevantes serviços prestados à Justiça e à sociedade, agraciando personalidades, autoridades, pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o engrandecimento do próprio órgão censor. O relator e autor da propositura foi o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da CGJGO e responsável pela pasta do Foro Extrajudicial em Goiás.

Missão institucional

Para a edição da Portaria nº 3, de 9 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a honraria, foi levado em consideração o Provimento nº 93, de 30 de novembro de 2022, que instituiu a Comenda Desembargador Homero Sabino de Freitas no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás. Outro aspecto observado foi a missão institucional de “trabalhar efetivamente para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional no âmbito do primeiro grau de jurisdição, orientando, corrigindo e inspecionando as atividades judiciais e extrajudiciais, contribuindo para a excelência dos serviços prestados à sociedade”.

A aprovação foi unânime pelos integrantes da Comissão de Legislação e Controle de Atos Normativos (CAN), da CGJGO. A lista nominal dos homenageados é divulgada, por meio de portaria, ao final de cada gestão do TJGO. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e Karinthia Wanderley - Centro de Comunicação Social do TJGO/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Espaço dos homenageados

“Quando o corregedor-geral de Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos, instituiu junto com a sua equipe, a comenda Homero Sabino de Freitas, comemorei muito porque o desembargador Homero Sabino, como magistrado, como líder desse Tribunal, gestor e líder classista, foi uma figura ímpar em nosso meio, na sociedade. Homem de visão sabia que para o Poder Judiciário prestar um bom serviço era necessário trabalhar muito e com responsabilidade”, Desembargador Carlos  França, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

 

"A concepção dessa medalha, parte de um conceito de que a Corregedoria de Justiça tem uma função importante no desenvolvimento do Estado. A partir do sistema de controle e de fiscalização de cartórios e da própria magistratura, o Estado passa a ter uma segurança jurídica maior para o seu desenvolvimento socioeconômico. A medalha traz nos seus signos, o movimento das três raças em que a partir desses três elementos étnicos se formou o povo que hoje ocupa o território do Estado de Goiás, que são os indígenas, os negros e brancos. E o Judiciário tem dado ao Estado de Goiás relevantes serviços em prol de sua população. Então para mim é uma honra receber essa outorga, que significa a posição que o Judiciário, como poder, ocupa no âmbito do Estado de Goiás”, Desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas (foto acima)

“Me sinto emocionada e honrada. Essas palavras resumem meu sentimento hoje ao ser distinguida com a Medalha Honor Merit. E, agradecida, reafirmo meu compromisso de sempre fazer o melhor e de trabalhar com extrema dedicação”. Desembargadora Camila
Nina Erbetta Nascimento

“É uma grande honra, não só pelo reconhecimento da Corregedoria ao trabalho que fizemos, a oportunidade de desenvolver no atual biênio, mas também pelo fato de receber uma honraria que leva o nome de um símbolo da magistratura goiana, que é o desembargador Homero Sabino de Freitas. Sua história se confunde com o próprio judiciário", Juiz Altair Guerra da Costa, substituto em segundo grau (foto acima)

“É de forma muito especial que recebo essa honraria com imensa gratidão. O desembargador Nicomedes foi assertivo em estabelecer uma comenda para reconhecer ações valorosas de pessoas que contribuíram com a Corregedoria. Por outro lado, receber essa comenda aumenta a nossa responsabilidade junto ao trabalho que desempenhamos no órgão censor”, Juiz Gustavo Assis Garcia, 1º auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás.

.

"Essa comenda representa o reconhecimento de dois anos de trabalho como segundo 2º juiz auxiliar da Corregedoria. Me sinto muito feliz, ainda mais com uma comenda que leva o nome do desembargador Homero Sabino de Freitas, magistrado de peso, reconhecido nacionalmente, que tive a honra de conhecer ainda criança, aos 4 anos de idade", Juiz Ricardo Dourado, 2º auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás

“É com muita honra que recebo essa medalha. Estamos auxiliando na Corregedoria, função primordial de gestão, de orientação. Ter meu trabalho reconhecido com o nome do desembargador Homero Sabino, uma das maiores referências do Tribunal goiano, é motivo de imenso orgulho”, Juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira (foto acima), 3º auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás

“Esse é o maior reconhecimento que podemos receber pelos serviços prestados em prol da sociedade. Me sinto imensamente feliz, a única servidora, junto com os magistrados e cartorários a receber essa honraria, instituída com tanto carinho pela Corregedoria nesta gestão”, Helenita Neves Oliveira e Silva (foto acima), secretária-geral da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás

“A comenda Homero Sabino de Freitas é uma coroação dos nossos serviços, no sentido de que há exatos 30 anos entrei na atividade notarial e registral e sempre quis essa proximidade com a Corregedoria. Hoje existe uma troca excelente de conhecimentos e a relação estabelecida é muito harmônica e respeitosa”, Bruno Quintiliano Silva Vieira (foto acima), 6º vice-presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen- Brasil)

“Estou muito satisfeito, orgulhoso, Esse é o reconhecimento de um trabalho realizado não só por mim, mas por vários colegas do Estado de Goiás, quer sejam notários, quer sejam registradores. Essa comenda vem selar mais uma parceria, que é formada tanto pelos notários registradores, quanto pela Corregedoria", Igor França Guedes, presidente da Associação dos Titulares de Cartórios (ATC-GO) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: