Em uma das maiores ações de cunho social já promovidas no País, a Semana Nacional do Registro Civil, intitulada Registre-se!, em Goiânia, realizou mais de mil atendimentos e ofertou quase 6 mil serviços diversificados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a emissão de 620 certidões de nascimento e casamento (segunda via). O evento, promovido pelo Poder Judiciário de Goiás e pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, de iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça, sob a coordenação do ministro Luis Felipe Salomão, foi encerrado nesta sexta-feira, 12, no Centro Pop Goiânia, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, e pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim. 

Os dados foram divulgados pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, que citou ainda o número expressivo de outros serviços oferecidos à população em situação de rua durante esta semana como, por exemplo, 1.800 lanches, 860 marmitas e 132 cortes de cabelo.

“Esta semana sonhamos alto. Sonhamos um Brasil em que todos tivessem concretizado o direito ao registro civil. Fomos tecelões. Os dados são superlativos, pois muito mais do que a matemática fria dos números, nesta semana possibilitamos recomeços, trouxemos ressignificação e pertencimento, propiciamos dignidade, redescobrimos o significado de ter um nome”, ressaltou o corregedor-geral.

Agradecimentos

Expressando imensa gratidão pela confiança de todos aqueles que receberam atendimento nesta semana e rogando que cada pessoa possa ter um recomeço digno, o desembargador Leandro Crispim agradeceu prontamente a todos os envolvidos no esforço concentrado, que reuniu cerca de 70 pessoas.

“Pleno de contentamento, agradeço a cada um dos servidores, dos colaboradores, dos membros do sistema de Justiça, dos cartorários, que se dedicaram e compartilharam o mesmo sonho da Corregedoria-Geral de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça e da Presidência desta Corte. Todos foram imprescindíveis nesse passo formidável que demos em direção ao acesso qualitativo à justiça e à construção da cidadania”, destacou.

No encerramento da ação, o presidente Carlos França afirmou que a Semana Nacional de Registro Civil garante cidadania aos mais vulneráveis. "O Poder Judiciário goiano está alinhado à Corregedoria Nacional de Justiça que instituiu a Semana Nacional de Registro Civil, sob a atuação do competente ministro do Luis Felipe Salomão. O TJGO não poderia faltar à sociedade goiana num programa que garante cidadania", assegurou.

Expandindo a cidadania

Também com palavras de agradecimento, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da CGJGO e coordenador do evento, parabenizou a todos pela ação e enfatizou o apoio incondicional do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e do corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim, na realização e êxito dessa iniciativa primordial para a a comunidade mais vulnerável.

“O Judiciário é um catalisador da Justiça e da paz social, bem como da cidadania”, evidenciou.

O presidente da Associação das Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen-GO), Alan Lourenço Nogueira, por sua vez, disse que os 286 registradores civis de Goiás não mediram esforços para atender ao chamado do corregedor nacional de justiça, ministro Luis Felipe Salomão, do TJGO e da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás para garantir para que a documentação básica chegasse ao cidadão.

"O registro civil ocupa um lugar onde todo o brasileiro se encontra igual. A folha do registro civil do nascimento é idêntica para o milionário ou para a pessoa mais humilde”, observou.

Parceiros

O evento, que tem como objetivo impulsionar a erradicação do sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica, dando enfoque especial na identificação civil da parcela da população socialmente vulnerável, contou com a parceria da Prefeitura de Goiânia e da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, e teve a participação da Presidência do TJGO, membros do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública de Goiás, de quatro cartórios de Goiânia e de dois de Aparecida de Goiânia, bem com o apoio do Projeto Cartórios do Bem.

Além da emissão de documentos essenciais como segunda via da certidão de nascimento, CPF e RG, vários outros serviços gratuitos como atração cultural, alimentação e higiene, roupas e calçados, apresentação de talentos, obtenção de “ID” Jovem (Carteira de Identidade Jovem), dentre outros, foram prestados à comunidade vulnerável. (Texto: Myrelle Motta- Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO) 

Números finais do Projeto Registre-se! em Goiânia:

 

  •    

    Ouvir notícia: