A partir de quarta-feira, 28, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, por meio da equipe da Divisão Interprofissional Forense, levará novamente até a comunidade quilombola o Programa Escuta, que tem como objetivo atuar na prevenção e enfrentamento de crimes sexuais contra crianças e adolescentes e no fortalecimento da Rede de Proteção contra esse tipo de violência. As integrantes da equipe Interprofissional Forense percorrerão mais de 10 escolas municipais em Teresina de Goiás, Monte Alegre e Campos Belos. Serão contempladas tanto escolas da zona urbana quanto da rural, em regiões mais distantes e de difícil acesso.

Na quarta-feira, 28, das 8 às 1 2 horas, na Câmara Municipal de Monte Alegre, será ministrado o Workshop Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes: formas adequadas de abordagem. Durante as ações do Escuta são realizadas também várias atividades com os alunos das escolas municipais e estaduais.

Além da abordagem sobre o contexto de violência sexual contra crianças e adolescentes, o workshop aborda temas como sinais e sintomas de violência sexual, condução de entrevistas e formas adequadas de abordagem (Lei nº 13.431/2017), a escola interrompendo o ciclo de violência sexual, notificação compulsória, medidas protetivas, responsabilidade social, violência institucional e Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022).

O Programa Escuta envolve profissionais da educação, rede de proteção social, segurança e saúde (Escolas Estaduais, Escolas Municipais, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Saúde e Segurança) e alunos das Escolas municipais e estaduais. Na primeira edição, realizada em Cavalcante, berço da comunidade Kalunga, e também Itapuranga, o Programa Escuta atendeu mais de 2,3 mil crianças. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás)

  •    

    Ouvir notícia: