
“Tenho muitos traumas familiares e carregava muitas mágoas do meu pai. Mas, com meus filhos, sou diferente. Eles me modificaram e são meu grande amor. A família é a base de tudo e, graças ao Pai Presente, hoje me sinto realizado. Ver o meu nome nos documentos deles não tem explicação. É emoção demais”, comoveu-se.
O relato é do auxiliar administrativo Paulo Felipe Maia dos Santos, de 24 anos, que reconheceu os filhos gêmeos, um menino e uma menina, durante audiência online realizada nesta quinta-feira (11) pelo Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO).
“A audiência aconteceu sem burocracia e com rapidez. O DNA gratuito nos ajudou muito também, porque é caro e não tínhamos como pagar. O Pai Presente é diferenciado e estamos felizes”, elogiou.
Direto de Portugal, onde vive há dois anos, o construtor Lucas Ferreira Gonçalves Santos, 30, teve a oportunidade de realizar seu maior sonho: o reconhecimento paterno do filho de apenas um mês. As dificuldades impostas pela distância e pelos problemas financeiros o impediam de concretizar esse desejo.
“Quando tomamos conhecimento da gravidez, eu já estava morando em Portugal e foi difícil. Ainda não conheço meu filho pessoalmente, mas ele agora tem o meu nome! Isso não tem preço”, sensibilizou-se.
Os dois casos emocionantes marcaram as 50 audiências realizadas nesta quinta-feira (11), pelo Pai Presente, sob a condução do Juiz Eduardo Perez Oliveira, coordenador executivo do programa. Dos casos de reconhecimento paterno, 30 são ordinários da secretaria do programa, 12 de pessoas privadas de liberdade e 8 de origem judicial. Dos 50 casos resolvidos, 6 são decorrentes da ação do Programa Pai Presente Volante, promovido em Bela Vista de Goiás, no mês de novembro. Essas foram as últimas audiências de 2025 executadas pelo programa.
Sobre o Programa Pai Presente
Desde que foi instituído no Estado em 2012, inúmeros reconhecimentos de paternidade de várias localidades do Brasil e também de âmbito internacional (que aconteceram na modalidade online por meio do Pai Presente Total, consolidado na pandemia da Covid-19) ocorreram com grande êxito.
Durante os 13 anos de funcionamento, o programa também teve participação direta em várias edições de projetos itinerantes do TJGO, como o Mais Justiça, Dignidade na Rua e PopRua Jud, cujos atendimentos são feitos de forma exclusiva com a população em situação de rua.
O Programa Pai Presente realiza ações, campanhas e mutirões com o objetivo de garantir um dos direitos básicos do cidadão: o de ter o nome do pai na Certidão de nascimento.
O procedimento pode ser feito por iniciativa da mãe, indicando o suposto pai, ou pelo próprio comparecimento dele, de forma espontânea. Assim, é redigido um Termo de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade, que possibilitará a realização de um novo registro, constando a filiação completa.
Para conhecer melhor o Programa Pai Presente, basta acessar o Instagram oficial da Corregedoria-Geral da Justiça: corregedoria.TJGO Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3216-2442 e (62) 99145-2237 ou pelo e-mail