
“Precisamos muito desse apoio, do acolhimento e do suporte emocional. Não sabemos como será o futuro dos nossos filhos, se serão aceitos pela sociedade. É um alívio saber que não precisaremos enfrentar filas no cartório e poderemos voltar mais rápido para casa para cuidar deles.”
O relato é da agente de viagens Vanessa Guerreiro, de 43 anos, mãe de um menino autista de 6 anos. Ela é uma das beneficiadas por uma iniciativa pioneira da Corregedoria do Foro Extrajudicial (Cogex) do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que regulamentou o atendimento prioritário para familiares e responsáveis legais por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos cartórios extrajudiciais do Estado — mesmo quando não estiverem acompanhadas da pessoa com autismo. A medida foi instituída pelo Provimento nº 188, de 16 de abril deste ano.

Para marcar a implementação e fortalecer essa rede de atendimento humanizado, a Cogex realizou, nesta terça-feira (28), no Cartório Bruno Quintiliano, em Aparecida de Goiânia, o evento “Autismo em Foco: quem cuida tem prioridade”.
Durante a ação, o defensor público do Estado de Goiás, Saulo Carvalho David, compartilhou sua experiência como pessoa autista e pai de uma menina com TEA. Emocionado, ele destacou os desafios enfrentados diariamente.

“Ser autista e ter um filho com TEA não é simples. Muitas portas se fecham. No meu caso, minha esposa me ajuda com a rotina, como lembrar dos cuidados básicos e da medicação. Esse cuidado também se estende à nossa filha. Ter o direito ao atendimento prioritário em um cartório é uma conquista importante para quem enfrenta tantas dificuldades no dia a dia”, afirmou.
Sociedade mais justa e humana
Para o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, a iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à inclusão e à dignidade.

“Não existe política pública eficiente se ficarmos restritos ao Gabinete, sem enxergar quem realmente precisa de uma Justiça ágil e humanizada. Com a união de instituições e entidades comprometidas com essa causa, podemos avançar muito mais”, ressaltou.
A diretora do Foro de Aparecida de Goiânia, juíza Vanessa Rios Seabra, também destacou a importância da iniciativa ao relembrar sua vivência familiar.

“Cresci com um irmão autista, diagnosticado apenas após os 50 anos. Hoje reconheço todo o potencial que ele sempre teve. No passado, faltavam informação e apoio. Essa iniciativa amplia direitos e também valoriza quem cuida”, afirmou.
O titular do cartório anfitrião, Bruno Quintiliano, reforçou o papel social da ação. “Estamos falando de pessoas. Projetos como esse transformam realidades por meio do respeito, do acolhimento e da informação”, disse.

Dar visibilidade a quem cuida
Com a palestra “O Direito dos Invisíveis”, a advogada Letícia Amaral — especialista em planejamento sucessório, ativista, presidente da Associação das Mães em Movimento pelo Autismo de Goiás (MMA), mãe de filhos com TEA — destacou o impacto do provimento.
“Essa norma representa uma escuta social atenta. Muitas mães e famílias vivem rotinas exaustivas e se sentem invisíveis. Poder resolver questões no cartório sem precisar levar o filho é um alívio enorme, especialmente para quem não tem rede de apoio”, afirmou.
Ela também expressou o desejo de que a iniciativa avance para todo o país. “Que Goiás sirva de exemplo e que esse projeto possa ser ampliado em nível nacional, melhorando a vida de muitas famílias”, completou.
A programação contou ainda com palestra da advogada e professora Tatiana Takeda e a exibição de um vídeo com depoimentos de pais e mães de pessoas autistas.
Participaram do evento a 1ª vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Goiás (Arpen-GO), Diva Luz Acácio Vaz, além de representantes do Registro Civil, autoridades estaduais e convidados. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos de Lima, representou o governador Daniel Vilela.
Visita técnica
Antes do evento, o corregedor Anderson Máximo visitou a Clínica Teia (Agir), em Aparecida de Goiânia, acompanhado do juiz auxiliar da Cogex, Társio Ricardo, do chefe de Gabinete e assessor jurídico Jurandir Cardoso de Oliveira Júnior, do cartorário Bruno Quintiliano e outras autoridades.

A unidade é especializada no atendimento multidisciplinar de crianças e adolescentes com autismo. Durante a visita, a comitiva conheceu os serviços oferecidos, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e assistência social, além de ouvir relatos de mães que também recebem apoio psicológico na instituição.
(Texto: Myrelle Motta - Divisão de Comunicação Social das Corregedorias/Fotos: Wagner Soares - Diretoria de Comunicação do TJGO)