
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) marcou presença no 1º Workshop de Inovação em Gestão Prisional, realizado no HUB Goiás – Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador, em Goiânia, com o tema “Segurança Pública e Justiça Inteligentes: conectadas e orientadas a resultados”. O evento reuniu autoridades, gestores e técnicos do sistema de segurança pública e de justiça para debater caminhos inovadores voltados ao aprimoramento da gestão pública, com foco na integração institucional, na eficiência e na geração de resultados concretos.
Representando o TJGO, o diretor de Planejamento e Inovação, Diego César Santos, participou como palestrante, destacando a importância da atuação integrada entre os sistemas de justiça e de segurança pública. Também estiveram presentes o assessor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Leandro Pereira Cardoso, e a assistente técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Beatriz Santana. O encontro teve ainda a participação do diretor-geral da Polícia Penal do Estado de Goiás, Josimar Pires Nicolau, além de superintendentes e gerências da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP) e representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil.

Conhecimento
No período da manhã, os debates abordaram os fundamentos da inovação no setor público, com ênfase em metodologias, processos estruturados e ambientes institucionais capazes de fomentar soluções para problemas complexos. As exposições trataram das tipologias de inovação, do papel dos laboratórios de inovação como instrumentos de transformação organizacional e dos aspectos técnicos e legais necessários para sua implantação e funcionamento, ressaltando a necessidade de alinhar inovação à governança, à segurança jurídica e à orientação por resultados.
À tarde, as discussões avançaram para as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação em Goiás, com destaque para programas estaduais e parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento de soluções inovadoras no setor público. Em seguida, foram apresentadas experiências práticas de laboratórios de inovação, evidenciando desafios, oportunidades e ganhos institucionais decorrentes da adoção de novas abordagens de trabalho.
Durante sua apresentação, Diego César Santos detalhou o processo de instituição do Inovajus, laboratório de inovação do TJGO, abordando as etapas de planejamento, estruturação e consolidação da iniciativa. Na oportunidade, foram compartilhados cases de sucesso relacionados à melhoria de fluxos processuais na área de violência doméstica, iniciativas de linguagem simples, que ampliam o acesso e a compreensão dos serviços judiciais, além de parcerias recentes com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, especialmente no enfrentamento de questões ligadas ao assédio moral.
As abordagens discutidas no workshop dialogam diretamente com as frentes de atuação do GMF, sobretudo no contexto de implementação do Plano Estadual Pena Justa, que demanda ações integradas, articulação interinstitucional, planejamento orçamentário estratégico e foco na entrega de resultados concretos. Nesse sentido, a participação do TJGO reforçou a importância da inovação como eixo estruturante para o fortalecimento das políticas públicas no sistema penal e para a construção de uma justiça mais eficiente, conectada e responsiva às demandas da sociedade. (Centro de Comunicação Social do TJGO)