Com mais de 5 mil audiências agendadas, foi aberta na manhã desta terça-feira (6), em Caldas Novas, a 7ª Semana Nacional da Conciliação.

O evento segue até a próxima quarta-feira (14). Ao proceder oficialmente o início dos trabalhos, a juíza Luciana Monteiro Amaral, diretora do Foro local, destacou que somente hoje serão efetuadas cerca de 216 audiências relacionadas ao DPVAT, motivo pelo qual a comarca ganhou mais um dia para realização das atividades. A solenidade foi promovida no fórum local e contou com a presença do juiz Felipe Vaz Queiroz, coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos; das juízas Karinne Thormin da Silva, Vaneska da Silva Baruki e Fabíola Fernandes Feitosa de Medeiros Pitangui, além de servidores do Judiciário goiano.

 

 

 

 

Luciana Amaral destacou a importância da conciliação encabeçada pelos tribunais brasileiros e lembrou que pela primeira vez a Semana Nacional da Conciliação se estende à comarca com estrutura toda cedida pelo TJGO. “Quero agradecer o empenho da atual gestão por nos dar todo o suporte necessário para que esse evento ocorresse e esperamos concretizar o máximo de acordos possível”, frisou. A seu ver, a demanda do Judiciário aumenta e a conciliação evita o congestionamento de processos. “Conciliar além de dar celeridade processual é uma forma de satisfazer as partes em todso os aspectos”, reiterou.

Carlos Martins de Oliveira, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção de Caldas Novas, reforçou que nos dias de hoje o cidadão procura mais o Judiciário para tentar resolver suas pendências. Para ele, o método alternativo é o caminho para a solução dos conflitos. “O movimento pela conciliação é um meio mais eficiente e ágil”, comentou. Ele frisou que a advocacia local estará presente durante todo o evento, uma vez que o ato de conciliar é importante também para os advogados.

Realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais brasileiros, a Semana Nacional da Conciliação deve colaborar para disseminar a cultura da paz, ampliar a realização de acordos por meio da conciliação, auxiliar na redução da taxa de congestionamento e metas do Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). (Texto: Arianne Lopes - Fotos: Wagner Soares / Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: