O Projeto Roda de Conversa sobre Família é uma parceria entre a Associação de Terapia Familiar de Goiás - ATFAGO e o Tribunal de Justiça de Goiás, desde 2017 e tem por objeto a promoção de estudos e discussões acerca da compreensão e aprofundamento sobre famílias.

Os encontros ocorrem uma vez por mês, de março a novembro, na última quinta-feira. O Projeto “Roda de Conversa entre Família”, tem como propósito pessoas interessadas nas temáticas programadas para juntos pensarem e dialogarem sobre famílias e sua pluralidade. É um momento para escutar, falar e aprender com os outros. Essa proposta promove estudos e discussões acerca da compreensão e aprofundamento sobre Famílias.

A roda de conversa é uma tecnologia dentro das terapias de grupo e comunitárias que tem se mostrado instrumento de crescimento e desenvolvimento das relações humanas. A partir do momento que reunidos, pensa-se juntos, novas possibilidades de mudanças se mostram mais plausíveis abrindo caminho para que o conflito ceda lugar a diferentes possibilidades de transformação. A família necessita de alternativas criativas a todo instante e é um tema que tem muitas histórias e muitos endereços.

O conhecimento científico sobre convivência familiar e aspectos psicossociais é útil para a prevenção de crises de orientar possíveis soluções de problemas. O Projeto “Roda de Conversa entre Família” estabelece o diálogo entre as partes envolvidas, bem como promove maior conhecimento sobre os desdobramentos jurídicos e as consequências sociais sobre temáticas delicadas, abrangentes e complexas que costuma envolver assuntos recorrentes tratados nas Varas de Família e nos consultórios de terapia familiar como o convívio dos filhos após a separação dos pais, alienação parental e guarda compartilhada.

Qual Problema Precisava ser Resolvido

Conflitos familiares diante da falta de diálogo e dificuldade no enfrentamento dos desafios da convivência cotidiana das famílias, visando uma maior estabilidade familiar através da troca de experiências.

As Rodas de Conversa debatem temas diversos como guarda compartilhada, alienação parental, divórcio, violência contra a mulher, adoção e prevenção ao suicídio. Sempre com a coordenação de um profissional do Direito e um outro da terapia familiar, a Roda de Conversa busca propiciar o diálogo sobre os problemas cotidianos das famílias.

As Rodas de Conversa sobre Famílias são realizadas todos os meses, e conta com a participação de magistrados, promotores, delegados, advogados, conciliadores, psicólogos, terapeutas e psiquiatras, vinculados à ATFAGO e à Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF, tornando-se um espaço seguro para estabelecer o diálogo entre os participantes. Assim, a maior contribuição do projeto para com a justiça e o empoderamento dos casais para lidarem com seus próprios conflitos, de uma forma mais construtiva, buscando a resolução por eles mesmo, fortalecendo a pacificação nas famílias e diminuindo demandas judiciais.

Fale conosco sobre esta página