conciliacaooiO presidente do Tribunal de Justiça do Estado Rondônia (TJRO), desembargador Roosevelt Queiroz Costa, visitou nesta terça-feira (26) o 3° Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Cidadania da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que tem convênio com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Ele estava acompanhado do juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO e do juiz Donizete Martins de Oliveira.

Na visita, o desembargador conheceu a estrutura e o funcionamento do Centro Judiciário, e falou da possibilidade de implantar em Rondônia centrais de conciliação como esta, que possam agilizar a realização de acordos judiciais. “O TJGO e a universidade estão de parabéns pela iniciativa. E, sem dúvida, temos a intenção de levar essa boa prática para nosso Estado, um exemplo a ser seguido”, elogiou.

Segundo Isabel Maria de Sousa, coordenadora-geral do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da PUC, por meio da parceria com o TJGO o NPJ oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade, com o intuito de promover a conciliação e a mediação de conflitos sociais, familiares e obrigacionais. “Devido ao apoio e atenção do Poder Judiciário goiano, somos referência no Brasil e chegamos a 92% de acordos”, frisou, ao falar da efetividade da Centro. Ela afirma que atualmente o NPJ conta com escrivania, minigabinetes, salas de audiência, conciliação e triagem, além de um miniauditório.

Visita ao TJGO

Após a visita ao Centro Judiciário da PUC, o desembargador Roosevelt Costa visitou o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula. Eles conversaram sobre questões relativas à magistratura nacional e particularidades de cada tribunal. “Não posso deixar de parabenizar o presidente Ney por estar à frente do Poder Judiciário goiano, que se destaca nacionalmente na prática de conciliação”, destacou  Roosevelt para em seguida se referir ao 3º Prêmio Conciliar é Legal, que o TJGO ganhou por obter o maior índice de acordos entre todos os tribunais de Justiça estaduais durante a 7ª Semana Nacional da Conciliação, em novembro de 2012.

Durante o encontro, o presidente do TJGO recebeu das mãos do juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Carlos Magno Rocha da Silva e do diretor da Divisão de Apoio ao Interior, Paulo de Castro, informações sobre o projeto Justiça Ativa e o relatório das atividades do ano passado. “Saio daqui satisfeito com a receptividade e com as ideias que levarei para Rondônia. É muito importante essa troca de experiências. A Justiça é uma, todos nós trabalhamos em prol da uma prestação jurisdicional efetiva”, enfatizou. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: