A criação de um marcador eletrônico para baixar de maneria mais célere os processos acordados na Semana Nacional de Conciliação (SNC) foi um dos tópicos da 1ª reunião de trabalho para definir estratégias e planos gerais para a 13ª edição do evento, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ano, a Semana será realizada de 5 a 9 de novembro.

Em Goiás, a prefeitura de Goiânia já fechou acordo com o Poder Judiciário para inclusão de 30 mil processos de execução fiscal na Semana. Além disso, na quarta-feira (15), representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO participarão de uma reunião com a Federação Brasileira de Bancos, com construtoras e empresas de telefonia, para a inclusão de ações envolvendo conflitos nessas áreas na SNC.

Desde o início deste mês, 60 estagiários já estão trabalhando nos preparativos da Semana, que este ano poderá contar também com o reforço dos juízes leigos, empossados no dia 31 de julho. Além disso, já estão sendo tomadas providências no sentido de garantir segurança, facilitação do trânsito e ajustes elétricos nos locais onde serão as audiências de conciliação.

A exemplo do ano passado, a SNC será descentralizada, utilizando unidades próprias do Poder Judiciário, e não num único local, como ocorria anteriormente.

Balanço
Na 12ª Semana Nacional da Conciliação, ocorrida em 2017, a equipe do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec) do TJGO atendeu mais de 35 mil pessoas, em Goiânia e no interior, realizando 22.850 conciliações. Os acordos realizados totalizaram R$ 95 milhões em arrecadações.

Entre as ações que foram encaminhadas para a SNC estão ações consignatórias, revisionais, indenizatórias, execuções, cobranças, ordinárias, possessórias, seguros privados, ações de cobrança de DPVAT, divórcio, guarda de menor, alimentos, reconhecimento de paternidade, danos morais, ações consumeristas, além de ações dos Juizados Especiais Cíveis e de grandes litigantes como bancos, empresas públicas e de telefonia.

Participaram da reunião a juíza auxiliar da Presidência, Maria Cristina Costa; a diretora do Foro, Maria Socorro de Souza Afonso da Silva; a secretária de Gestão Estratégica, Cássia Aparecida de Castro Alves, além de diretores de área, servidores e representantes do Nupemec. (Texto: Aline Leonardo / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: