O juiz da Vara Criminal da comarca de Santo Antônio do Descoberto e coordenador regional para expansão do Programa Justiça Restaurativa Além da Punição, Felipe Junqueira D’Ávila Ribeiro, promoveu na última sexta-feira (1°) o primeiro encontro com familiares de pessoas presas na unidade prisional local.

“Pensei que seria algo chato, mas não, foi muito bom, pessoas muito educadas e o grupo muito interativo. A gente começa a refletir mais, pensar mais no outro, porque as vezes uma palavrinha que não tem importância para mim, pode ofender o outro. Aprendi a pensar melhor no que vou falar de forma a não prejudicar o outro, a gente aprende mesmo a respeitar mais o outro.” 
(Participante de Círculos de construção de paz para acusados em processos criminais gerais)

 

“Me sinto transformado. A própria vítima desse processo percebe a minha mudança e isso é um ponto positivo. E percebo que não só comigo, mas todos os meus colegas vão se transformando.
Agradeço muito as facilitadoras, sempre muito respeitosas e atenciosas”
(Participante de Círculos de construção de paz para Autores de Violência Doméstica)

 

“Eu era um noiado, um bêbado, e o que plantaram dentro de mim foi muito forte, mais forte que os traumas e o alcoolismo que poderia ter. Hoje sou um homem conquistado, estou terminando meus estudos, que é o que torciam muito pra mim. Costumo falar que sou filho da Justiça, porque se não fosse a justiça pensar pelo outro lado, eu não seria o homem que eu sou hoje”
(Participante de Círculos de construção de paz para acusados em processos criminais gerais)

 

“Eu cheguei nas palestras meio que sem saber o que fazer, porque nunca tinha participado. Foi uma experiência nova, foi muito construtivo. Peguei muitas coisas importantes pra minha vida. É de grande importância e faz muito bem. Você chega meio chateado, mas sai tranquilo, confiante. Gostei demais.”
(Participante dos Diálogos transformadores)

 

“ Fiquei muito satisfeito em ter participado da Justiça Restaurativa. Aprendi nas palestras a ser mais humano, mais carinhoso e uma pessoa melhor. Gostei também das entrevistas iniciais, porque tive oportunidade de falar sobre minha vida. Quando entrei no programa estava em uma fase muito solitária e agora consigo interagir melhor com outras pessoas.”
(Participante de Círculos de construção de paz para acusados em processos criminais)

 

“Os círculos me fizeram refletir sobre o motivo de estar aqui, respondendo pelo processo, e a pensar duas vezes antes de agir. Estou tentando ser mais calmo. Eu e minha esposa estamos mais cautelosos um com o outro. Os grupos abordam assuntos muito relevantes para a vida e nos ajudam a fazer uma reciclagem de pensamentos e atitudes.”
(Participante de Círculos de construção de paz para Autores de Violência Doméstica)

 

O NUCJUR, em parceria com a Escola Judicial de Goiás, oferece aos servidores do TJGO as seguintes cursos.


PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM JUSTIÇA RESTAURATIVA – NÍVEL 1 - INTRODUÇÃO À JUSTIÇA RESTAURATIVA
Modalidade: EaD
Carga horária:40h

Objetivo geral: Estabelecer diálogo acadêmico e profissional em torno da Justiça Restaurativa e proporcionar aos interessados mais uma ferramenta que sirva à construção de cultura mais influenciada pelo ideal restaurativo, de modo que estes possam, nos espaços respectivos de sua atuação profissional, colaborar de forma mais eficiente para o propósito maior de pacificação social.

Organização e Desenvolvimento do Curso: O ponto de partida do curso é a apresentação das bases principiológicas da Justiça Restaurativa, passando em revista a história de seu desenvolvimento no Brasil, destacando os principais programas em curso, principalmente, no Estado de Goiás. Estabelecidas essas bases, o curso segue tratando a política nacional e institucional do TJGO para implementação da Justiça Restaurativa, sempre buscando estabelecer o diálogo entre a teoria e a sua aplicabilidade prática, a partir do compartilhamento de experiências exitosas em Goiás, no Brasil e no mundo. Assegura-se destaque para aplicabilidade da Justiça Restaurativa na Justiça Criminal e nas Varas da Infância e Juventude (infracional). Do mesmo modo, apresentar os demais eixos de atuação da Justiça Restaurativa, revelando o caráter interdisciplinar e interinstitucional da Política de Justiça Restaurativa. O material disponibilizado e exercícios propostos buscarão, além da consolidação da teoria, a reflexão sobre a assimilação do ideal restaurativo, como forma de intervir da entrega da prestação jurisdicional.

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM JUSTIÇA RESTAURATIVA – NÍVEL 2 – FORMAÇÃO PRÁTICA – CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ
Modalidade: Semipresencial - EaD/Presencial
Carga horária:60h

Objetivo geral: Capacitar servidores com formação básica em Justiça Restaurativa para facilitação de círculos de construção de paz.

Organização e Desenvolvimento do Curso: O ponto de partida do curso é a capacitação dos servidores para facilitação de círculos de construção de paz. Em seguida, terão acesso a noções básicas de comunicação não violenta. A partir desse panorama, serão convidados a estabelecerem rotinas para atendimento dos jurisdicionados a partir dos propósitos da Justiça Restaurativa e para a aplicação dos círculos de construção de paz. A partir da metade do curso, os alunos iniciarão a construção de programa restaurativo para a unidade jurisdicional de lotação, estabelecendo, por meio de projeto escrito e fundamentado, as justificativas, objetivos, metodologias aplicadas, formas de controle e avaliação. Na parte final serão realizados exercícios práticos, que permitam a simulação da prática futura e planejamento do estágio supervisionado.


FÓRUM PERMANENTE DE JUSTIÇA RESTAURATIVA (2021)
Modalidade: EaD
Carga horária:80h

Objetivo Geral: Proporcionar aos servidores do Poder Judiciário Goiano mais uma ferramenta que sirva à construção de cultura mais influenciada pelo ideal restaurativo, de modo que estes possam, nos espaços respectivos de sua atuação profissional ou na relação entre a instituição e demais parceiros (e a comunidade),colaborar para o projeto de expansão da Justiça Restaurativa no Estado de Goiás.

Objetivos específicos:
• Definir conceitos Básicos de Justiça Restaurativa – JR Conceituação
• Apontar e analisar a Política Institucional do tjgo para expansão da justiça restaurativa;
• Examinar e compreender o ideal restaurativo;
• Consolidar dos princípios e valores restaurativos;
• Aplicar princípios restaurativos no âmbito do poder judiciário;
• Identificar e Implementar Espaços de aplicação da Justiça Restaurativa;
• Comparar, relacionar e compartilhar experiências práticas;
• Debater e Desenvolver Protagonismo no poder judiciário através da Justiça Restaurativa e a cultura de paz;
• Aplicar os princípios aos demais eixos de atuação da Justiça Restaurativa;

O NUCJUR, em parceria com o Centro de Comunicação Social do TJGO, disponibilizará neste espaço uma série de vídeos sobre Justiça Restaurativa e sobre a atuação do Núcleo, com o objetivo de esclarecer os usuários dos nossos serviços e colaborar para tornar a Justiça Restaurativa um ideal cada vez mais presente em nossa sociedade.

1. DADOS ESTATÍSTICOS (2021/2022)

1.1. CEJURE GOIÂNIA 

  NÚMERO DE ENCONTROS NÚMERO DE PARTICIPANTES
 
CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ 373 1480
 

DIÁLOGOS TRANSFORMADORES
(CRIMES DE TRÂNSITO)

28 428
 

DIÁLOGOS TRANSFORMADORES
(EXECUÇÃO PENAL - VEPEMA)

37 517
  

CÍRCULOS DE APOIO – VÍTIMAS
(VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)

15 32

 

1.2 CEJURE GOIANÉSIA (2022)

  NÚMERO DE ENCONTROS NÚMERO DE PARTICIPANTES
 
CÍRCULOS DE APOIO – VÍTIMAS
(VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)
32 14
 

CÍRCULOS DE APOIO – VÍTIMAS
(OFENSORES - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)

67 27
 

CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ EM UNIDADES PRISIONAIS
(VIOLÊNCIA DOMÉSTICA)

105 109

 

1.3. 1º JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE GOIÂNIA (CÍVEL) 

PRÉ-CÍRCULOS 12
CÍRCULOS RESTAURATIVOS 06
TOTAL DE PARTICIPANTES 26

 

1.4. 2º JUIZADO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DE GOIÂNIA (INFRACIONAL)

ENCONTROS RESTAURATIVOS 02
CÍRCULOS REFLEXIVOS COM ADOLESCENTES 14
CÍRCULOS REFLEXIVOS COM PAIS (RESPONSÁVEIS) 09

 

1.5. PROGRAMA PILARES

FACILITADORES FORMADOS 196
CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ REALIZADOS
1129
PESSOAS BENEFICIADAS DIRETA E INDIRETAMENTE
12665
INSTITUIÇÕES ALCANÇADAS 140

 

  •    

    Ouvir notícia: