Teve início nesta terça-feira (16) o 1º Mutirão das Ações de Cobrança no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Rio Verde, sob a coordenação do juiz Vitor Umbelino Soares Junior, do 3º Juizado Especial do município e coordenador do Movimento da Conciliação da 5ª Região.

As audiências pré-processuais serão realizadas até a próxima sexta-feira (19), onde eventuais débitos oriundos de títulos de crédito não quitados serão objetos de negociação e possível homologação de acordo.

Com apoio do meio acadêmico da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR),o juiz ressalta que os objetivos foram plenamente alcançados com a designação de 406 audiências pré-processuais, disseminando assim, a cultura da conciliação. Segundo Vitor Umbelino, o juiz do século XXI deve assumir o seu papel de agente transformador da realidade social, buscando o desenvolvimento de práticas que melhorem de forma significativa a prestação jurisdicional, principalmente em relação às pessoas que ainda não têm condições de acesso ao Judiciário. “Essa é a verdadeira democratização da Justiça”, pontuou o magistrado.

O cidadão que busca o Centro Judiciário de Solução de Conflitos para resolver a sua demanda não arca com quaisquer despesas e também não é obrigatória a representação por meio de advogado. Porém, esta representaçao é sempre conveniente, lembra o juiz. Para ele, o advogado, além de legítimo representante de seu cliente, age como facilitador das práticas conciliatórias e está preparado tecnicamente para indicar-lhe a solução mais adequada ao caso concreto. (Texto: Carolina Diniz - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: comarca de Rio Verde)

  •    

    Ouvir notícia: