A pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a extensão do trabalho home office (teletrabalho) por tempo indeterminado, e a mudança brusca nas rotinas de trabalho dos servidores do Poder Judiciário goiano (embora com altos índices de produtividade), ocasionaram mudanças de toda natureza na vida de cada um. Desta forma, muitas dificuldades e sentimentos que surgiram com essas circunstâncias adversas decorrente de tempos incertos, como ansiedade, angústia, e até depressão, têm assolado os servidores, bem como grande parte da população mundial. Preocupado e atento a este fator de abalo emocional e psicológico devido à complexidade do momento atual, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, decidiu pela realização de um encontro motivacional virtual que acontecerá nesta quinta-feira (30), das 11 às 12h30, com o intuito de ajudar os servidores a cuidarem da saúde mental em meio a essa situação tão delicada, que tem afligido toda a sociedade. A iniciativa é inédita e este é o primeiro encontro desta natureza durante o período da quarentena e de regime de teletrabalho adotado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. 

Coragem, ânimo, foco e esperança. Essas foram as principais palavras de alento da mensagem transmitida pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, na manhã desta segunda-feira (20), aos juízes auxiliares, secretário-geral, diretores de área e servidores da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, durante reunião realizada por meio de videoconferência, para apresentação dos quase 33 mil atos (32.931) praticados pelas equipes do órgão nos 30 dias de teletrabalho e de isolamento social (de 17 de março a 17 de abril). A medida foi tomada pelo Poder Judiciário em março devido ao avanço do novo coronavírus (Covid-19), bem como para evitar o contágio da doença por servidores e jurisdicionados, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outros órgãos oficiais. 

Em todo o Estado de Goiás, durante o período relativo ao feriado da Semana Santa, a suspensão do expediente forense nos cartórios extrajudiciais ocorre somente na sexta-feira (que neste ano será em 10 de abril), em que se comemora a paixão de Cristo. Apenas os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e de Interdição de Tutelas funcionam em regime de plantão no respectivo feriado (incluindo sábado e domingo). 

Apesar de todas as limitações e desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), restringindo, de formas diversas, os serviços prestados à população, a alta produtividade de magistrados e servidores que compõem todas as unidades judiciárias integrantes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) tem sido comprovada neste período de quarentena através do expressivo números de decisões, sentenças, despachos e atos ordinatórios praticados. Um dos maiores exemplos, no que se relaciona ao primeiro grau de jurisdição, é o alto índice de produtividade alcançado pelos Juizados Especiais do Estado de Goiás, que, no período de 16 de março a 12 de abril, conseguiu atingir a marca de 228.159 atos praticados, entre despachos, sentenças, decisões e atos de servidores. O relatório estatístico foi elaborado pela Diretoria de Gestão da Informação do TJGO, cujos dados foram extraídos do Sistema de Processo Judicial Digital (Projudi). 

Em novo ato, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, assinou na noite desta segunda-feira (6), a Portaria nº 57, que autoriza o atendimento presencial nos cartórios extrajudiciais, desde que sejam observados todos os cuidados determinados pelas autoridades sanitárias, bem como pela CGJGO, para evitar a disseminação e o contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) durante este período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Os serviços notariais e registrais do Estado de Goiás serão prestados em todos os dias úteis e, enquanto decretadas medidas de quarentena por autoridades de saúde com limitação da circulação de pessoas, preferencialmente, em regime de atendimento à distância. O atendimento ao público, de forma presencial, deverá ser realizado das 10 às 16 horas, com horário previamente agendado, em regra, de forma a evitar aglomerações e filas. Já o expediente dos serviços notariais e registrais deverá ocorrer entre 8 e 17 horas. 

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